sexta-feira, 5 de junho de 2015

5 de junho: Dia mundial do Meio Ambiente


Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. 

Chegamos a mais um Dia Mundial do Meio Ambiente em momento crítico, em que a Natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo Homem – mas que cobram um preço alto em vidas –, tais como furacões furiosos, enchentes devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais e superaquecimento.

Esta é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.

É preciso acordar e enxergar a realidade, e agir para minimizar os impactos que causamos hoje sobre as futuras gerações. Temos que caminhar, ou buscar um caminho em direção à sustentabilidade, para que assim, exista harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.

Sabemos que só uma pessoa não pode melhorar a qualidade do meio ambiente, mas se cada pessoa inicia um movimento, com sua família e comunidade, em união pode ser feita uma revolução. 
Dia do Meio Ambiente é todo dia!

Texto com Adaptações.
Fontes:

Nenhum comentário: