Vocacional Oblata: Outubro 2013

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Congresso Social Redentorista no Brasil

O Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor participou do I Congresso Redentorista, realizado em Belo Horizonte de 14 a 18 de outubro, com o tema “A Cultura do cuidar: à luz do carisma Redentorista”, com o objetivo de compartilhar as experiências das Obras Sociais Redentoristas no Brasil.

Nesse espaço, a Rede Oblata representada pelas Irmãs Sirley, Florinda e Lucia Alves, e as componentes das Unidades Oblatas: Fernanda Priscila (Força Feminina), Isabel Brandão e Lucinete (Pastoral da Mulher de BH), Fernanda Lins (Pastoral da Mulher de Juazeiro), Rosilene Ribeiro (Projeto Antonia) e Paula (Administração OSR), apresentou as ações sociais realizadas nas Unidades.

Veja algumas imagens do evento.
Apresentação das Obras Sociais Redentoristas
Alguns momentos do evento
Irmãs Lúcia e Florinda (cima)
Representantes da Rede Oblata (baixo)

Comunidades Oblatas de Rio e São Paulo celebram a Festa do Santíssimo Redentor

O terceiro domingo de outubro foi um dia de ação de graças e belas celebrações pela festa do Santíssimo Redentor.

Acompanhe nas imagens os momentos de cada comunidade.
Clique na Imagem para vê-la em tamanho real.

Comunidade Nazaré (RJ) comemoraram o Santíssimo Redentor com um missa presidida na capela pelo Padre Mauro (Redentorista).

  


Em São Paulo as Irmãs (das comunidades Betânia, Nsa Sra Aparecida, Perpétuo Socorro e Santíssimo Redentor) participaram de uma celebração organizada pelas noviças.





terça-feira, 22 de outubro de 2013

Festa do Santíssimo Redentor pelo mundo

No terceiro domingo de outubro, as Irmãs Oblatas celebraram a Festa do Santíssimo Redentor.

Todas as pessoas que fazem parte da família Oblata, vivem com muita alegria este momento de ação de graças. Cada comunidade, Irmãs e projetos festejam e rezam para que a missão Oblata seja sempre este sinal de Redenção às mulheres em situação de prostituição.

Celebramos juntas este momento!



 Madre Geral - Irmã Lourdes Perramon/ Espanha

"Tanto AMÓ Dios al mundo..." esto es lo que hoy celebramos en la Familia Oblata, en el día del Santísimo Redentor. ¡Que vivamos en esa clave!! Feliz día!







Irmã Mirta Sanchez / Argentina

Las Hermanas OBLATAS EN ARGENTINA, les enviamos nuestro saludo y deseo de un FELIZ SANTISIMO REDENTOR A TODA LA FAMILIA OBLATA. Felicidades. Un fuerte abrazo.







Irmã Adela Dominguez/ Porto Rico


“Oblata es una forma de ser, para extender el Reino, llevando en nuestras manos a los pobres un aliento de paz y de Evangelio, vivimos la esperanza de hacer un mundo nuevo…” (Canto OSR)
FELICIDADES A TODAS LAS OBLATAS EN LA HERMOSA FIESTA DEL SANTÍSIMO REDENTOR! Que como EL, podamos seguir dando vida y vida en abundancia.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Celebrando a festa da Padroeira do Brasil na comunidade do noviciado - Por Ir Roseli





Em clima  festivo pelo dia de Nossa Senhora Aparecida,  participei da missa solene na paróquia Menino Jesus (Tucuruvi- SP), junto com as noviças e Irmãs da comunidade Santíssimo Redentor. 







Após a celebração a comunidade seguiu festejando este dia saboreando uma deliciosa pizza caseira feita pelas noviças (que estavam me devendo, rsrs). Enquanto esperávamos, ao som do violão, as formandas ensaiaram as músicas para missa do dia seguinte.





Que lindo participar no domingo na missa da paróquia Santa Rosa de Lima, animada pela comunidade do noviciado, como cantam bem, estão tocando divinamente (é claro, regidas pela Ir. Alejandra). Durante a celebração, Padre Gabriel juntamente com a comunidade fez um momento de oração e benção de envio por minha nova missão.





Este também era dia de "promessas cumpridas", pois,enfim a noviça Luiza preparou o tão prometido almoço, que por sinal estava uma delícia" (será que foi por cauda da ajuda da  Irmã Maria Helena? rsrs).

Uma surpresa muito marcante foi uma homenagem que elas fizeram, em clima de gratidão por todo o caminho partilhado juntas, neste momento em que me preparo para assumir um novo serviço na congregação. 
Minha gratidão ao Deus da Vida por que nos proporciona tantos encontros marcantes e momentos felizes com a família Oblata. 


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Reunião da nova equipe do Governo Geral - por Ir. Roseli


Desde o dia 23 de setembro 2013, a nova Equipe de Animação e Governo (Governo Geral) do próximo sexenio se encontrou em sua sede para primeira reunião presencial. Irmã Roseli que faz parte desta equipe nos relata um pouco da experiência destes dias de trabalho:

“Dispondo a deixar-se conduzir pelo Espírito, escutando a Palavra de Deus, a Palavra dos nossos documentos e também nossa própria palavra, expressadas através dos nossos sentimentos e saberes sobre nossas realidades, nos reunimos presencialmente para iniciar este novo serviço.

Começamos a ter uma primeira aproximação da realidade congregacional, com todos os seus matizes – riquezas, possibilidades e desafios que a compõe neste momento histórico. Isto se deu com o transpasso da equipe cessante, com a retomada da memória do sexenio (2007-2013) e outras leituras.

Cientes que somos um grupo intercultural para realizar um trabalho em equipe neste novo serviço, precisamos nos conhecer, nos entrosar e nos proporcionar momentos de conversas, partilha de saberes e de sabores, pois a convivência e o conhecimento mútuo é um nutriente importante para continuar a projetar o caminho congregacional, como lugar de revelação de Deus na vida e na missão cotidiana, como lugar de uma caminhada  conjunta , partilhada e comungada, acompanhando e nos deixando acompanhar entre irmãs, leig@s  e pelas próprias mulheres.

As saídas grupais e visitas informais às comunidades mais próximas de Madrid, de Ciempozuelos e de Segóvia, nos ajudaram a viver a comunhão entre irmas, atitude que  queremos seguir intensificando neste sexenio, como expressão de pertença congregacional.

Como diz nossa Fundadora Madre Antonia: “Pouco a pouco, e passo a passo e com paciência” é que vamos traçando a projeção desta etapa do caminho, que nos ajude a projetar e integrar um caminho processual e participativo – caminho percorrido e a percorrer, caminho que trás marcas das experiências vividas e caminho sonhado, a ser palmilhado.

Casa onde nasceu a Congregação
Ciempozuelos
Panteón dos fundadores

Comunidade de Ciempozuelos

Comunidade Carabanchel - Madrid

Irmãs espanholas que viveram no Brasil
Festa da Padoreira de Segóvia - Virgem de Fuencisla
Festa da Padoreira de Segóvia - Virgem de Fuencisla