Vocacional Oblata: Setembro 2013

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Irmã Manuela assessora encontro da Rede Um Grito Pela Vida


No dia 21 de setembro Ir. Manuela (Oblata do Santíssimo Redentor e integrante da rede um grito pela vida) assessorou o encontro sobre o Trafico de Pessoas para o Núcleo da Vida Religiosa Consagrada de Barretos. O pedido veio através do Padre Samuel da Congregação de Oblatos de Cristo Sacerdote, referente desse Núcleo da CRB nesta cidade.



Participaram 29 pessoas entre religiosas e religiosos de diversas Congregações e um leigo que ira participar na próxima reunião sobre a CF 2014 a acontecer em Brasília.


Foi o primeiro encontro com o Núcleo da CRB em Barretos com intuito de dar passos, de lançar o desafio e assim despertar e criar consciência quanto ao tráfico de pessoas. Tudo dentro do marco do trabalho de sensibilização que é uns dos objetivos da rede “Um Grito pela Vida”.

O encontro começou com a Eucaristia, esse momento de comunhão e de ação de graças onde se vivencia ao Ressuscitado presente na nossa caminhada. A acolhida calorosa a todas as pessoas presentes marcou este primeiro momento. A seguir, já no salão, teve um momento de oração preparado pelo Núcleo com uma bela motivação para a reflexão do tema.


Ir. Manuela desenvolveu o encontro com a metodologia de oficina e dentro do método de: VER, JULGAR, AGIR, AVALIAR e CELEBRAR. O objetivo: Trocar saberes e contribuir para fortalecer e criar maior consciência na Vida Religiosa Consagrada quanto a este tema.


O desafio será lançado, vamos caminhar.
Ir. Manuela Piñeres 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Irmãs Marilda e Manuela partiparam do dia internacional de combate ao Tráfico de pessoas em São Paulo


Foi acreditando nesta luta e assumindo esta causa que a Rede um Grito pela Vida assumiu como ato público o dia 23 de Setembro, um dia de conscientização, "Dia de Enfrentamento Contra o tráfico de Seres Humanos e Combate a exploração de crianças e Mulheres".

 As pessoas que passavam pela Praça da Sé se interessavam pelo assunto... Pessoas de todas as idades participavam tirando fotos com os cartazes, fazendo perguntas, pedindo material para ler, enfim, e queriam deixar sua mensagem de repúdio, ou de indignação por esta e tantas situações vergonhosas, feitas por redes muito bem montadas que faz do ser humano mercadoria.


Muitos jovens pediram panfletos para serem lidos em outros momentos ou para fazer trabalho de faculdade, escolas, e outros. Também buscavam informação de como entrar nesta luta, quais eram as formas de denúncia possíveis. E assim algumas pessoas contavam situações que viveram ou de pessoas próximas que desconfiam que estejam vivendo em outros países nesta rede do tráfico.



O dia foi muito rico, e como as pessoas têm sede de falar, de denunciar, sem saber como, buscam ajuda como podem, como algumas donas de casa que levaram demandas de parentes adolescentes que estavam sendo vítimas da exploração sexual.



Toda equipe presente no evento com certeza pode dizer que cresceu muito e isso nos incentiva ainda mais a mergulhar na causa e denunciar estas formas de não vida. 


Escrito por Ir. Marilda, OSR

Conheça mais sobre a Rede um Grito pela vida em:

Oblatas marcam presença em assembléia da CRB - SP


As Irmãs das comunidades de São Paulo participaram nos dias 15 e 16 de setembro da Assembléia Geral Ordinária  promovida pela Conferências dos Religiosos do Brasil (CRB- Regional São Paulo).



Irmã Maria Helena nos relata um pouco da Assembléia que refletia o tema:

“Vida Religiosa Consagrada hoje: Identidade e Esperança” 
 Permanece conosco Senhor! (Lc. 24,29)


Este grande encontro foi para nós um despertar, um abrir os olhos e reafirmar que a Vida Religiosa Consagrada continua sendo anunciadora da Esperança, continuamos sendo sinais de Deus no mundo e reconhecendo Jesus no rosto dos irmãos principalmente dos excluídos.

 A partir das reflexões do assessor Frei Moacir Casagrande, e dos núcleos da região São Paulo, somos convidadas a cada dia:

• Não perder a essência da nossa consagração como seguidoras de Jesus de Nazaré,  permanecer no primeiro amor.

• Deixar transbordar a alegria de ser consagrada, deixar  transparecer o Carisma.

• Ser presença que incomoda e questiona, fundamentada Nele.

• Aprender a viver bem a tarde de nossas vidas, dos nossos projetos de nossas  relações... Ele vem ao nosso encontro, caminha conosco.

• Abrir caminhos, e ser profetas da esperança.

A certeza de que é ELE que caminha conosco, faz o nosso coração arder,  e continua nos levando ao encontro e compromisso com os mais pobres e  necessitados. Por isso nós continuamos pedindo: “Permanece conosco, Senhor”.

Mais informações e fotos do evento acesse:

http://www.crbsp.org.br/crbsp/



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Irmãs celebram Ano da Fé com comunidades da região Belém


Este ano a Igreja nos convoca a vivermos o Ano da Fé. Paróquias e comunidades da capital Paulista estão desenvolvendo atividades para que o povo se aproxime e experimente com mais intensidade a Fé Cristã Católica.
 
As Irmãs Josefina e Marilda participaram no primeiro domingo do mês de setembro, da peregrinação feita  pelas ruas do centro histórico de SP até a Catedral da Sé, onde participaram de uma missa presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada por dom Edmar Peron - vigário episcopal da Região Belém.

A Renovação da fé através da peregrinação dos fies da região Belém, foi marcada pela lembrança e homenagem daqueles que lutaram pela região (como Dom Luciano e outros...). Foi um momento de renovação e aprofundamento do encontro com Deus e a resposta da fé.


Durante o mês de setembro , mês dedicado a Palavra de Deus, a cada final de semana um setor da arquidiocese se faz vivo e orante na catedral da sé, lembrando sua caminhada e a fé viva de sua comunidade. Participe você também.
 

Veja alguns videos deste dia em: 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Celebremos a páscoa de nosso fundador

No próximo dia 8 de setembro celebraremos a páscoa de Pe. José Serra.

Queremos convidar nossas comunidades, projetos e você car@ leitor@, para celebrar e rememorar toda história de vida de nosso fundador. Em oração, vamos recordar o caminho e bendizer ao Deus da Vida, a possibilidade de fazer passagens;  de experimentar o ciclo da vida, celebrando com padre Serra a sua páscoa.


Saiba mais sobre a história dos fundadores das Irmãs Oblatas em:  http://www.oblatas.org.br/historico.asp

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Homenagem em forma de Cordel aos 35 anos da Pastoral de Juazeiro- BA

A unidade Oblata - Pastoral da Mulher de Juazeiro promoveu durante os dias 30 e 31 de agosto o Seminário “Vida Fácil?”, no auditório da UNEB, onde apresentou ao público a realidade das mulheres em situação de prostituição em Juazeiro e no Brasil.

Durante o evento a Pastoral da Mulher foi homenageada em forma de cordel e encenado pelas mulheres e a equipe.

Veja alguns trechos desta homenagem:



Saiba mais sobre o Seminário “Vida Fácil?” e muito mais: