quarta-feira, 24 de abril de 2013

HALLEL APARECIDA 2013 – INTERNACIONAL

No Stand Vocacional

A menos de 3 meses da Jornada Mundial da Juventude, 20 mil jovens católicos se reuniram de 19 a 21 de abril para participarem do Hallel Aparecida 2013 – Internacional, que foi a 5ª Romaria Nacional da Juventude em preparação para a 27ª JMJ que acontecerá no mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

Com a equipe de animação do Santuário




O evento contou com participação de cantores e bandas católicas, pregações, barracas vocacionais, entre outros. A juventude que esteve presente recepcionou da Cruz e do Ícone da JMJ que passou por todos os estados brasileiros e agora chega ao interior paulista para seguir seu destino – a cidade do Rio de Janeiro.

Recepcionando a Cruz e o Ícone da JMJ



Neste evento a família Redentorista montou um stand vocacional para divulgar as diversas congregações e carismas que integram esta espiritualidade, dando a conhecer aos jovens a missão de cada  família religiosa presente. 
Nós Irmãs Oblatas participamos com a presença postulante Luiza Pralon que nos relata a experiência de viver o Hallel  Aparecida 2013:
Show no palco central





“Foi Renovador... Estar em contato com os Jovens e adolescentes que estão no seu ‘despertar’, e com os olhos brilhando aproximam-se de nós querendo saber o que realmente é isto que nós estamos oferecendo, e que nos encanta tanto e fez com que saíssemos de casa e nos entreguemos a um ideal, a uma causa, a Deus.

Questionava-me muito ao ver a quantidade de jovens presentes nestes dois dias, e pude perceber que não é verdade quando falamos que os jovens estão “sumindo” da igreja. Eles estão sumindo sim, do modelo de Igreja vivido por nossos antepassados, e visto desse ponto de vista e desse lugar, nós Igreja realmente não os enxergaremos.

Este tipo de evento serve para mostrar que existem jovens que buscam o seu lugar e o seu espaço. Estão dentro da Igreja, mas se não formos até eles, não os enxergaremos.”

terça-feira, 23 de abril de 2013

I FÓRUM REGIONAL SOBRE O TRÁFICO DE PESSOAS EM MG





A CRB regional de Belo Horizonte, realizou no dia 20 de abril o I  Fórum Regional Sobre O Tráfico De Pessoas – “Mobilizando Para Combater”, buscando sensibilizar a Vida Religiosa consagrada e as leigas sobre esta temática. O evento contou com a Assessoria de duas Irmãs Oblatas: Ir. Roseli Consoli do Prado, da coordenação Nacional da Rede Um Grito pela Vida, e Ir. Sirley da Silva, da Unidade Oblata de BH.

Ir. Roseli partilha que o encontro seguiu a metodologia do ver-julgar e agir. Partiu de ouvir o que as participantes tinham já escutado sobre o tema, e que sentimentos ou reações este tema despertavam.
Continuou com a reflexão sobre o compromisso profético com a causa da vida – para a erradicação do tráfico de pessoas, onde foram aprofundados diversos aspectos do tráfico humano e sobre a Igreja do Brasil e a Preocupação com o Tráfico humano, destacando a Campanha da Fraternidade de 2014 (FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO).

O encontro foi enriquecido com a partilha sobre a realidade da prostituição no Hipercentro de BH, e ao tocar a realidade, com a experiência e o testemunho de uma participante do nosso projeto pastoral de Belo Horizonte, que vivenciou a experiência de ser traficada por 12 anos.

Finalizamos convocando as participantes ao compromisso já assumido mundialmente de maneira articulada por Religiosas de várias Congregações, e sensíveis a esta “realidade-clamor, a luta pela erradicação do tráfico humano como um campo de atuação missionária.





CURSO DE PRODUÇÃO E CONTEÚDO WEB




Na busca de crescimento e qualidade do nosso Serviço de Animação Vocacional, Paula Araujo da equipe do SAV Oblata participou no primeiro sábado do mês de abril do curso de produção de conteúdo para web no SEPAC (Serviço a Pastoral da comunicação), das Irmãs Paulinas. 

Com cerca de 30 participantes, foi refletido a forma de planejar, construir e manter um blog com conteúdo dinâmico na internet , além de integrar as redes sociais para dar amplitude e conhecimento do produto oferecido.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

EQUIPE ADMINISTRATIVA SE REÚNE NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA - SP







As equipes administrativas de Argentina e Brasil, estiveram reunidas na comunidade Nsa Sra Aparecida para reflexão de temas administrativos referentes as comunidades dos países que formam a nova província. 


quinta-feira, 18 de abril de 2013

III ENCONTRO NACIONAL DOS INSTITUTOS AFILIADOS A ESPIRITUALIDADE REDENTORISTA

Irmã Ivoni Junto com as Irmãs
participantes

De 12 a 14 de abril, Irmã Ivoni Grando da Comunidade Nossa Senhora aparecida participou do 3º Encontro Nacional dos Institutos afiliados a Espiritualidade Redentorista em Aparecida- SP.

“Conhecendo a vida e a Espiritualidade da Venerável Maria Celeste Crostarosa, OSsR”, foi o tema do encontro, onde religiosas de cinco congregações representantes, refletiram a vida de Madre Maria Celeste (fundadora da Irmãs Redentoristinas) seu protagonismo, experiência de Santidade e de colaboração no inicio da criação da Congregação Redentorista junto com Santo Afonso Maria de Ligório.

Irmã Ivoni diz que foi uma experiência rica e união com a Família Redentora. “O clima de família que vivemos me tocou muito, estávamos em sintonia. E como a espiritualidade nos une!
Cada um com seu trabalho apostólico, mas buscando o mesmo foco, Seguir os passos de Jesus Redentor. Um somando com o trabalho e missão do outro, acolhendo com alegria de Irmãos e experimentando a comunhão de ser Igreja, o que vimos na história de Madre Maria Celeste Crostarosa.


Participantes do Encontro

terça-feira, 9 de abril de 2013

FELIZ PÁSCOA!!!


Mensagem da Comunidade Samaritana de Belo Horizonte especialmente para você!

Clique na imagem para ver em tamanho real

CELEBRANDO A PÁSCOA EM COMUNIDADE

Irmãs e postulantes da comunidade
Santíssimo Redentor


As comunidades Oblatas de São Paulo se reuniram para celebrar juntas a Páscoa do Senhor, acolhendo as cinco postulantes (4 brasileiras e 1 da argentina) que se integraram na comunidade do Noviciado Santíssimo Redentor.

Em clima de festa e fraternidade, as irmãs e postulantes passaram uma ótima tarde, com momento de oração, compartilhando  boas conversas, um delicioso almoço e um bom chocolate.










 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

VIVENCIANDO A SEMANA SANTA EM NAZARÉ - Por Ir. Euphlozinha (Flor)


Era uma bela manhã de 24 de março, o povo ia se aglomerando em frente a nossa casa, o sol brilhava meio tímido, tudo se agita é Domingo de Ramos. Iniciamos a Semana Santa.
Ao convite do pároco Pe. Fábio, fomos nos aproximando e é feita a cerimônia da benção dos Ramos. Com muito respeito saímos em mutirão revivendo o acontecimento da entrada de Jesus em Jerusalém, cantando “os filhos dos hebreus com ramo de palmeira cantavam e gritavam: Hosana ao Filho de Davi!”

Num misto de sentimentos, subimos a Rua São Miguel para continuar a missa na igreja de São Cristóvão que também esta repleta. Os participantes vibravam fervorosamente em seu cantar. O jovem sacerdote animava para erguerem os ramos durante a missa. Terminada a Eucaristia, fomos convidados a participar da Via Sacra do dia seguinte usando uma camisa branca ou vermelha.

A Via Sacra percorreu teve a participação de 14 paróquias.  A concentração na Rua José Higino reuniu uma multidão de todas as idades. As estações foram organizadas pelas Paróquias.  Num misto de Silencio e fervor e foi encerrada na Praça Saens Peña.

Um momento solene foi a participação na paróquia dos Sagrados Corações, na quinta feira santa com a missa de lava pés. Onde revivemos os últimos momentos de Jesus. O Lavar os pés dos discípulos, significado profundo de entrega e Serviço por amor. Onde já entramos num clima de recolhimento e silencio acompanhando os passos da Paixão de Jesus na sexta-feira santa.

Sábado, Vigília Pascal - a multidão se faz presente na Igreja Santo Afonso, as velas e tochas deram luz e abrilhantaram mais a celebração, iluminando a Glória da Ressurreição e o nosso coração Alegre pelo amor dado até o extremo por cada um de nós.


No domingo, Tudo é festa, só alegra, Ele Ressuscitou. Aleluia, Aleluia!


TRÍDUO PASCAL EM IMAGENS - Por Ir. Roseli

A comunidade Nossa Senhora Aparecida vivencio ou Tríduo Pascal na paróquias São Vicente Palotti, São Benedito e Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Clique nas imagens para ver em tamanho real.

Quinta Feira Santa-
C
apela da Comunidade Nsa Senhora Aparecida


A Eucaristia nos compromete a viver
como Jesus viveu: Entrega e Serviço.
Ela é o sustento no caminho da vida.


Quinta-feira Santa: Na Missa do Lava pés
A memória do Novo Mandamento:
"Amar e Servir, como o Mestre nos ensinou
 








 Celebração da Paixão do Senhor:
Contemplação, vida entregue por amor
até o extremo.


Sexta- Feira - Participando na encenação
da Paixão de Cristo 
no santuário do Sagrado
Coração de Jesus. Onde foi interpretado os
passos da Vida, Paixão e Redenção de Jesus.






Após a encenação, procissão do Senhor Morto
e Nsa Senhora das Dores pelas  ruas da Vila Formosa
Revivendo e contemplando a dor
da Mãe de Jesus.
Vigília Pascal- No esplendor desta noite,
Nós, os cristãos, bem despertos, bradamos:
 Das trevas surgiu a glória, da morte o libertador



Aleluia! Jesus Venceu a Morte por Amor!