quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

115 anos da Páscoa de Madre Antonia


Próximas a comemorar os 115 anos da morte de Antonia Maria da Misericórdia, de sua Páscoa no dia 28 de fevereiro, somos convidadas (os) a dar um mergulho e assim aprofundar no jeito dela fazer história. 


Leiam matéria completa clicando no link:

PARTILHANDO AS FÉRIAS - por ANA PAULA ASSIS


Minhas férias foram dias de descansos... Momento de rever e celebrar na comunidade, onde despertou minha vocação. 
Dias de curtir os familiares, os amigos, os afilhados. Encontros a beira do fogão a lenha com conversa descontraída e uma comida deliciosa.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PARTILHANDO AS FÉRIAS - por EVELYN CAROLINE




Foi um tempo bom de descanso, rever família,  amigos e de trabalhos também. Celebrando aos domingos nas comunidades existentes de minha paróquia de origem.

Tempo de colocar em prática o que aprendi. Matar saudade da terra da garoa - São Paulo.

Agora retorno para Belo Horizonte, pronta para arrumar as malas e partir para a nova etapa formativa, Aberta para acolher os sinais do Redentor que continua a me cativar e conduzir em seu amor.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MISSA DE CINZAS E ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013

Irmã Roseli participou na quarta-feira (13/02) da missa de Cinzas, na Catedral da Sé em São Paulo. Celebrada pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer a celebração deu início da quaresma e da campanha da fraternidade deste ano com o tema “Fraternidade e Juventude.

Em sua homilia dom Odilo destacou que “a Quarta-feira de Cinzas abre o caminho de preparação para Páscoa e os fiéis devem estar atentos ao que Deus diz e acolher aquilo que ele mostra para o caminho a fazer. Ao final da celebração, foi entregue o texto base da CF-2013 para os representantes do Setor Juventude e para os responsáveis pela Campanha na Arquidiocese. Após este momento, os representantes foram enviados e convidados pelo Arcebispo a anunciar e divulgar a CF-2013.

A juventude precisa da nossa fraternidade, que deve se expressar no ouvir a juventude e no oferecer condições para que ela se prepara para a vida.”

DEFINIDO O NOME DA NOVA PROVÍNCIA DAS IRMÃS OBLATAS




 Província Santíssimo Redentor - foi o nome escolhido pelas Irmãs Oblatas para a nova província formada pelos países: Angola, Argentina, Brasil e Uruguay, durante o Capítulo Provincial.







.


A equipe escolhida para o novo triênio são as Irmãs: Analita (Brasil), Olga (Uruguay), Mirta (Argentina), Ivoni e Roseli (ambas do Brasil).




Depois de terminada a jornada de oração, reflexão e decisões, as Irmãs aproveitaram o reencontro para uma noite de lazer "em clima de carnaval".






E passaram um dia de  passeio descontração, com contato com a natureza e atividades culturais na Estância Don Silvano.




               

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PARTILHANDO AS FÉRIAS - por PRISCILLA FERNANDES


Clique nas imagens para ver maior
"Fui para estas minhas férias com uma decisão de ficar mais em casa, curtindo mais a família....e assim aconteceu. Relacionado a saídas, foram poucas experiências, porém muito fortes para mim, para minha caminhada.

Então começando pela minha família, o aconchego da casa da mamãe. Gente, como é bom depois de algum tempo ter o colo da família, passei grandes e intensos momentos em casa. Conversar com minha mãe é um dos melhores presentes que tive nestas férias, conseguimos partilhar muito; ela me contanto as novidades do ano que passou e eu as novidades de ser uma postulante Oblata. Aproveitei muito a companhia de minha mãe, assim que cheguei, fomos passa a virada do ano na Praia de Icaraí (Niterói), foi muito tranquilo, muita energia positiva para este ano de 2013.


Curti muito os sobrinhos, consegui encontrar todos os grupos que fazia parte, melhor que ainda faço parte, porque mesmo com a distância continuamos juntos, quero agradecer ao que fez o curso de teologia comigo. Obrigada a cada um de vocês, pelas trocas, pelas partilhas, pelos bate papos teológicos, isto é enriquecedor. São jovens que fazem a diferença onde estão! É maravilhoso estar com este povo que amo tanto...sem palavras. Agradeço também todo carinho e atenção da Pastoral Angelus (Pastoral de Rua da qual que fazia parte), são verdadeiros anjos em minha vida, me ajudam, me sustentam, me surpreendem a cada encontro, obrigada a Angelus por existirem em minha vida.

Nestes encontros, visitei muitas amigas que casaram ano passado, amigas que tiveram filhos lindos. Foi um momento de partilhamos, recordamos, trocar experiências e literalmente nos atualizarmos uma da vida da outra, partilhas da alma e do coração. Elas contando-me as novidades de ter casado, ser mãe e eu a experiência de ser postulante Oblata, de meu caminhar, de nossas missões, foi um momento muito agradável.


Fui ao parque fui ao Zoológico, com minha sobrinha mais velha, Lidiane, Ir. Beatriz e Ir. Anna, três vocacionadas (Ana Carolina, Camila e Gisele), e a Luiza e sua mãe, foi um dia muito gostoso de muita alegria e que está relatado no Blog. (risos). Aproveitando o passeio, fui até a comunidade de Nazaré, para que minha sobrinha pudesse conhecer as irmãs e lógico eu aproveitar mais um pouquinho deste pedacinho de céu. Estar em Nazaré é algo mágico, renovar e encantador; a cada ida a comunidade me encanta mais e mais e aprendo muito. Me encanto com as partilhas de vida delas, com suas atitudes, com o testemunho, onde elas não simplesmente falam, mas fazem. Presenciei coisas lá que nem elas imaginam, tanto gesto de carinho e amor que elas têm uma para com as outras. Gestos tão simples que fazem uma grande diferença! Esta comunidade me encanta sempre, são verdadeiras testemunhas e exemplos do Reino de Deus. São mulheres de grande fé e de grande testemunho que marcaram e continuam marcando não somente minha caminhada vocacional, mas também minha vida. Estar de férias e não passar em Nazaré, não é estar de férias. Agradeço a Deus pelo dom da vida de cada uma delas, por tudo que fazem, mesmo com suas limitações.

 
Não queria citar nomes, mas três anjas/o amigas/o também que não poderiam faltar nestas lembranças: Elaine e Júlia que são duas criaturas muito importantes também para mim! Importantes na minha vida, importantes em meu processo...amigas que estão juntas sempre, quando falamos que estamos unidas, é literalmente juntas! Unidas para sempre! “Amigos para sempre, bons amigos que nasceram pela fé...” E mais uma vez quando estou junta com cada uma delas, como costumamos dizer, “o véu se rasga, nossas vidas, nossos corações estão literalmente abertos uma para a outra...” acompanhamos nossos processos, nossas conquistas, nossas tristezas, rimos e choramos juntas. São verdadeiras anjas em minha vida. E Jansen... Um anjo, um amigo que se fez muito presente nestas férias, que também partilhamos muito, um amigo também para o que der e vier...... amo demais este meu irmão..unidos sempre.

E concluindo esta itinerância E agora sim, encerrando, uma das melhores experiências que tive nestas férias, foi meu aniversário. É até difícil falar com tanta demonstração de amor e carinho que recebi. A começar pela família, minha mãe espalhou cartazes pela casa. Família reunida, irmãos, sobrinhos estavam lá, ligações, mensagens, vídeos de parabéns, amigos que foram chegando no decorrer de todo o dia. Para o almoço uma visita para lá de especial que foi Ir. Beatriz, juntamente com a Nádia....foi o melhor presente que ela poderia me dar, foi muito bom tê-la comigo neste dia. É uma irmã que amo com todo meu coração, que está sempre muito presente em minha história. Foi simplesmente maravilhoso almoçar com minha família e com a Ir. Bia que hoje também é da minha família. 



Ao cair da tarde e a noite foi chegando todos os amigos, que vieram direto do trabalho. Eles transformaram a casa numa festa de aniversário e de despedida (já voltaria para BH), toda organizada pelos amigos/as, que eu mesma não fiz nada, eles foram chegando para me dar os parabéns e cada um levou algo. Nunca imaginava que fosse tanta gente, tanta demonstração de carinho e amor. Vendo o cuidado de Deus em cada gesto, como Ele cuida, prepara toda a nossa história! Me senti literalmente amada por Deus e por cada um que lá esteve, que ligou, que enviou suas mensagens. 



Só tenho a agradecer a Deus por, pelos momentos com minha família e amigos. Em especial a mami, a relação que tenho com minha mãe vai além de mãe e filha, estivemos muito juntas, deu para matar a saudade... Estas férias, foi inesquecível."
Priscilla Fernandes

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

RELEMBRANDO AS FÉRIAS - por Luiza Pralon

Falar das férias é falar de um período de grande alegria e de encontros, foi uma experiência muito boa, pois tive a oportunidade de reencontrar pessoas queridas que fazem parte de minha vida e de minha historia.

Para expressar o que vivi eu escrevi um pequeno texto, mas que diz muito de meus dias de férias.




CAPÍTULO PROVINCIAL DAS IRMÃS OBLATAS DO SANTÍSSIMO REDENTOR



Teve início no dia 07 de fevereiro, o Capítulo Provincial das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, em Ramos Meija – província de Buenos Aires, na Argentina.

O encontro que tem como tema: “Olhando o futuro com esperança”, possui o objetivo de definir a nova equipe provincial e a nova província, unificada por quatro países, sendo três sul-americanos e um africano: Brasil, Argentina, Uruguai e Angola.



Numa manhã de oração, as atividades foram iniciadas com uma celebração eucarística, motivadas pela Ir. Maria Luiza del Pozo,  coordenadora geral das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

Que toda Rede Oblata possa estar em oração com as Irmãs neste momento de resolução do Capítulo.



                    



CURTINDO O FINAL DAS FÉRIAS EM MELHOR ESTILO

Durante as férias as vocacionadas Ana Carolina, Camila e Gisele do Rio de Janeiro fizeram um passeio com as irmãs Beatriz e Anna da Comunidade Nazaré, com as postulantes Priscilla (com sua sobrinha Lidiane) e Luiza (com sua mãe Inez Pralon).

Um dia especial, visitando a Quinta da Boa vista e o Jardim Zoológico, Gisele nos conta que foi uma experiência única e diferente, onde pode partilhar tantas coisas e contemplar as obras de Deus na companhia de pessoas maravilhosas, numa família maravilhosa.

“Este passeio foi à oportunidade que tivemos para conhecer as vocacionadas pessoalmente, partilhar, rir, brincar e criar vínculos. Aproveitar também da companhia das irmãs que é sempre um presente de Deus estar com elas” Disse a postulante Priscilla Fernandes.

“O passeio com as irmãs Oblatas e com as postulantes Luiza e Priscilla, foi uma experiência maravilhosa para mim. Não há nada melhor do que ficar na presença de pessoas que nos trazem a paz de Nosso Senhor Jesus e em um lugar que inspira o amor de Deus. É uma convivência boa para a nossa caminhada vocacional com certeza! Rimos, nos divertimos e ficamos na mais simplicidade. Espero passar momentos como esses e ainda melhores com todas elas!” finaliza a vocacionada Camila.

Veja alguns momentos deste passeio. Clique na imagem para ver maior.






terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

BOA SEMANA


Recadinho especial de Sirley para nós!

"Olá Irmãs e Amigas de caminho.
Somente uma breve mensagem para iniciarmos nossa semana em comunhão.
Abraços. Ir. Sirley."