segunda-feira, 10 de junho de 2013

Experiência do Retiro Projeto de Vida - por Samara e Maria Divina

 “Eu vi o Senhor e Ele me disse Isto”. 
(Jo 20,18)



Projeto de Vida. Esse foi o tema do Retiro uma experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio em Itaíci - SP. Nosso coração generoso, desejoso deste momento com o Senhor, o Autor do nosso projeto de vida, razão do deserto ao qual passaríamos, nos quatro dias, começamos a caminhar à luz da sua palavra. Um caminho para orar e Ele estava lá, o mestre! Questionava-nos, nos interpelava: O que vocês estão procurando? O que você procura?

Era tempo de travessia, e se não ousarmos fazê-lo teríamos ficado para sempre a margem de nós mesmas. Tire os sapatos de teus pés, pois o lugar que tu estás é terra Santa. Devíamos nos proporcionar os meios para que isso acontecesse.  Eis que o chamado aconteceu! “Avance para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca”. O que ainda nos faltava para deixar para trás? Por que tanto medo? Tanta insegurança? 

Naquele instante era os sentimentos que gritavam e movia nosso ser. O silêncio humano era difícil, mas o Senhor nos falava e ressoava bem próximo do nosso ouvido: “Fé”. É algo aqui de dentro...
Despojar-se e ver a face de Deus. Essa verdade chegava mais próxima de nós. Aquele que busca tem que se deter e se deixar iniciar em outra dimensão da realidade, da qual ele não é o dono.

Naquele instante pedíamos ao Senhor, pela oração de Santo Inácio, Tomai Senhor, e recebei toda nossa liberdade e a nossa memória também, o nosso entendimento e toda a nossa vontade... A noite tinha passado e a manhã de sol era quente, não era o momento de pescar .Todas as circunstâncias eram pouco favoráveis, mas Pedro disse: “Sejam quais foram, as circunstâncias, se o Senhor, o diz tentaremos outra vez. Por causa da tua palavra eu lançarei as redes”. Essa era a nossa única certeza.

 No paralitico e nos quatro homens que o carregaram, vemos também o anseio de salvação, o desejo de plenitude de vida e descobrir a finalidade à qual fomos criadas. Assim como a Samaritana descobre o dom de Deus, nós também fomos chamadas a pedir a graça de conhecer internamente o dom desta água viva...o dom de desejar essa água viva... Conhecer intimamente a Jesus e nele saciar nossa sede...Renovadas por esse encontro deixa o cântaro vai anunciar o que experimentou aos Samaritanos.

Os caminhos que apontava a maneira particular que Deus indicou a nós a direção depois de ter se deixado encontrar. O Senhor tinha sede da nossa sede. A luz das bem-aventuranças que está associada a caminho deu ao novo um sentindo da nossa entrega, o momento que Deus interpela e purifica a nossas reais motivações do seguimento ao Mestre, o seu Chamado.



O centro das nossas buscas, opção pelos pobres, pelo reino, pela fome de justiça de um reino mais fraterno humano e irmão, onde houvesse mais promoção da vida com dignidade. Estivemos com ele, fomos na sua casa, participamos do seu banquete, daí para frente era a construção do nosso Projeto de Vida!  Algo para ser concretizado no meu dia a dia. Fruto da experiência generosa de Deus em nós, em nosso Solo Sagrado. E assim se fez na ultima noite de Retiro ofertamos no altar do Senhor. Nosso Projeto de vida! “Senhor, minha única opção é por ti!”.

Ouvindo a voz do mestre que diz: “Vem e segue-me”, agora era a hora de colocar em prática toda a experiência de fé que foi vivenciada na nossa caminhada sedenta, e nos quatro dias de Retiro dando mais um passo na caminhada e etapa vocacional. A oficialização do Aspirantado Externo.

Era fim de tarde, a noite chegava e na comunidade do Noviciado, no Tucuruvi, na alegria do acolhimento das noviças, e irmãs que nos espera , tudo preparando com tanto amor, na gratuidade nos mais simples gestos revelava o amor do Redentor e pertença aonde se reunia a família Oblata composta pelas comunidades de São Paulo, em uma oração simples mais com tanto amor, e acolhimento, em meio a alegria e lagrimas, com a benção de Pe. Serra e Madre Antônia, nos passos do Senhor.

Nosso Sim! No peito carregamos com símbolo dessa nossa primeira etapa a Medalha com Madre Antônia, buscamos nela escrever no nossa história vocacional desafiante e verdadeira, sempre purificando nossas motivações, mas encontrando no Redentor nossa meta, o centro das nossas vidas e motivo da nossa entrega.

Obrigada a cada uma das Irmãs, equipe de formação Família Oblata por fazer parte desta linda história de Amor que aqui se inicia e dar continuidade em nosso dia-a-dia. 

Com todo nosso carinho, Na ternura do Redentor.Maria Divina e Samara Lima - Aspirantes Oblatas.

Nenhum comentário: