sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Festa do Santíssimo Redentor

No terceiro domingo de outubro a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões, onde todas as pessoas são chamadas a refletir o legado que Jesus nos deixou: sermos missionários e evangelizadores.


E nesta semana especial, as Irmãs Oblatas também celebram a Festa do Santíssimo Redentor, ícone da espiritualidade Oblata. Ele é a referência da vida e missão, onde as irmãs buscam seguir os passos de Jesus, espelhando nos exemplos e ações de Sua vida, principalmente nos Seus gestos e atitudes com as mulheres.


 

Irmã Roseli saí em missão

Nos dias 08, 09 de 10 de outubro irmã Roseli saiu em missão para o Estado de Goiás para conhecer as jovens que correspondem com o Serviço de Animação Vocacional.

A Irmã passou nas cidades de Niquelândia e Avelinópolis, onde conheceu as jovens Maria Divina e Jhovanna. Na rápida estadia nas cidades, Irmã Roseli conheceu as famílias das jovens, a comunidade paroquial e um pouco mais do dia a dia das meninas.

Antes do retorno a São Paulo, aproveitou para conhecer o Santuário do Divino Pai Eterno e encontrar com Samara, uma vocacionada de Goiânia.







Outubro, mês missionário

Com a chegada da primavera, estação do nascimento das flores e da beleza das cores, o mês de outubro nos convida a desabrocharmos e sairmos a caminho de uma vida nova. Neste mês Outubro a Igreja Celebra o mês das missões e nos convida para sermos Missionários a Serviço do Reino, evangelizando a toda pessoa e em todo lugar.

E no primeiro dia do mês, dia de Santa Terezinha, padroeira das missões, nossa Irmã María Alejandra Mancebo, começa a viver uma nova experiência de amor e doação na missão Oblata.  Ela embarcou para Angola, para dar uma contribuição na Comunidade das Irmãs Oblatas e nos Projetos Pastorais nas cidades de Luanda e Lobito até o mês de dezembro.




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Encontro Congregacional de Missão Oblata na Espanha - Por Lucinete e Ir. Lúcia Alves



Iniciou no dia 30 de setembro, em Ciempozuelos – Espanha, na Casa de Espiritualidade das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, o Encontro Congregacional de Missão com participação de religiosas, Leigas(os) e mulheres atendidas nos projetos de 15 países.  Este está sendo um espaço no qual as(os) participantes podem partilhar e vivenciar o carisma e espiritualidade Oblata a nível congregacional.

Utilizando a metodologia do VER, JULGAR e AGIR, está-se refletindo sobre realidade das mulheres em situação de prostituição, seus “gritos e esperanças”, como também  as incidências da nossa ação pastoral nos projetos nos últimos cinco anos. O encontro prossegue até dia 05 de outubro. Este será encerrado com propostas de linhas de ação futuras, de trabalho com as mulheres em situação de prostituição e tráfico de mulheres para a exploração sexual.

Lucinete e Ir. Lucia Alves



Notícias das Postulantes


A postulante Ana Paula nos conta brevemente sobre a experiência da Semana Missionária no interior de Minas Gerais, e também do passeio com os jovens da Igreja São José.

"A experiência da  semana Missionária em Coronel Fabriciano, foi um tempo forte de graça e oração. Ao longo da semana Evelyn e Eu (Ana Paula) visitamos as escolas, fizemos missãozinha com as crianças, encontro com jovens, encontro com os casais, terço da aurora, novena da Mãe do Perpetuo Socorro e celebrações eucarística.


Um povo acolhedor e hospitaleiro que ao longo da semana missionária foi presença deste Deus que se revela ao longo da história.

No domingo dia 30 de setembro, as postulantes Ana Paula, Evelyn, Luiza e Priscilla foram passar o dia na Serra da Piedade, juntamente com um grupo de jovens da Igreja São José (dos missionários redentoristas). Vivenciaram um momento de profunda espiritualidade ao longo da caminhada. Com momentos de silencio e partilhas.

Finalizaram o dia com uma bonita celebração eucarística na Capela São José presidida pelo padre Flávio (Redentorista).





De olho na conjuntura

Tendo presente o processo Eleitoral Municipal do país, Ir. Florinda da comunidade Nossa Senhora Aparecida participou no último dia 23 de setembro de uma Análise de Conjuntura e Debate, promovido pela CRB-SP.   

O Evento contou com as presenças de Thomaz Ferreira Jensen, assessor técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), membro do Conselho Consultivo da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e a Deputada Federal Luiza Erundina (PSB-SP), Presidente da Comissão Parlamentar “Memória, Verdade e Justiça”.

“Para mim foi muito importante, sobretudo no momento político em que estamos vivendo, momento de frustrações, perplexidade, desesperança, situações limites que muitas vezes nos paralisam, precisamos recuperar o ânimo e a esperança, assumir o nosso protagonismo político como nos falava Luiza Erundina “a mesa só será virada pelo povo, é preciso voltar as conquistas sociais”, somente acreditando e somando forças seremos capazes de reverter esse quadro, a oportunidade é agora temos ferramentas para isto, o nosso Voto Consciente”.( Ir. Florinda)










O caminho de Jesus



Irmã Roseli participou dos exercícios espirituais de 8 dias (20 a28 de setembro) “O caminho de Jesus”, no Cenáculo de Nossa Senhora em Taboão da Serra- Sp, orientado pelo Pe. Pius Sidegum,SJ do grupo Fonte.

Dessa vivencia de oração, de retomar a vida nas mãos de Deus, renovar o sentido da caminhada vocacional e da contemplação da vida e da beleza da criação, ela compartilha fotos de alguns momentos dessa experiência.













Veja algumas fotos deste momento: