segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Notícias da Comunidade Betânia -SP

A Comunidade Betânia (casa de acolhida aos encontros das Irmãs Oblatas) está sempre movimentada!  
E na semana de 21 a 25 de novembro, três equipes dos projetos pastorais realizaram lá suas reuniões e avaliações.

Equipe do Serviço de Animação Vocacional e Formação
Na segunda-feira (21) aconteceu a reunião da Equipe de Formação, na terça e quarta-feira (22 e 23 foi a vez da reunião da Equipe de Formação Serviço de Animação Vocacional e da  com a coordenadora provincial. E finalizando a semana, quinta e sexta-feira (24 e 25) a equipe de comunicação provincial fez sua avaliação anual que foi assessorada por Daniel Rech e também com a presença de Irmã Ivoni Grando.

Equipe de Comunicação Provincial e Assessor Daniel Rech

Irmãs participam de missas sobre Consciência Negra em SP

Domingo, feriado do 20 de novembro, as Irmãs Oblatas de São Paulo participaram das bonitas celebrações da consciência negra.



As irmãs Maria Helena e Alejandra, estiveram presentes na celebração do Santuário de São Judas (Jabaquara), onde se comemorou os 40 anos de lutas e festividades pela Consciência Negra. A missa muito bonita, levou a assembléia a refletir sobre a capacidade que todos temos de enxergar as formas ideológicas da sociedade. Com consciência, alcançamos o discernimento para trabalhar e lutar por uma sociedade fundada na justiça e na fraternidade, pontos fundamentais do Projeto de Deus; Projeto que promove a liberdade e a vida, em plenitude, para todos.



Na Catedral da Sé, centro de São Paulo, as irmãs Florinda e Roseli acompanharam a celebração que foi presidida pelo chanceler da Arquidiocese de São Paulo, padre Eduardo Viveira e concelebrada por outros seis padres. Membros da Pastoral Afro, movimentos sociais e entidades negras católicas relembraram que este ano de 2011, foi decretado pela ONU o ano Internacional dos Povos Afrodescendentes com a finalidade de trazer para o debate político mundial o racismo, as estratégias para sua superação, os direitos dos povos afrodescendentes, o respeito às suas diversidades e heranças culturais. No ritmo da dança e dos cânticos animados, celebraram o Deus da Vida e a Memória de Zumbi dos Palmares.



Irmãs Oblatas Visitam o "Solo Sagrado"

Sábado dia 19 de novembro, algumas Irmãs das quatro comunidades de São Paulo, fizeram uma pequena excursão ao Solo Sagrado, templo da Igreja Messiânica no bairro de Parelheiros, extremo sul de São Paulo.





Apesar do tempo nublado e da friagem, foi um dia de conhecimento da história do local, de contemplação da natureza muito viva e belíssima e de muita diversão. Momento também, de convivência entre as Irmãs, que finalizou com um gostoso piquenique em frente à represa de Guarapiranga.





Mais sobre o Solo Sagrado em:

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Notícias do Aspirantado em BH

As jovens Luiza e Priscilla, aspirantes da comunidade Samaritana de BH, participam do grupo ASPIRINTER, promovido mensalmente pela CRB que reúne jovens aspirantes para a vida religiosa de diversas Congregações. Nestes encontros, o grupo desenvolve atividades, estudam, trocam experiências do cotidiano, juntamente com temas específicos, e ao longo de 2011 o tema “SENTIMENTOS”, foi o objeto de trabalho do grupo. E no dia 23 de outubro, aconteceu a confraternização do grupo ASPIRINTER e Luiza e Priscilla comentam como foi:

Priscilla e Luiza
“Foi um encontro muito gostoso e aconchegante. Entre os jogos, muitas partilhas, risadas e descontração, foi um dia que pudemos aproveitar bem de perto a companhia de cada um e de um jeito bem descontraído de estar junto daqueles que estiveram conosco nesta caminhada ao longo deste ano.  Agora, esperamos ansiosas o “último encontro” este mês, que será o nosso retiro, para podermos dar Graças a Deus por toda experiência vivenciada neste ano, todos os sentimentos experimentados, trabalhados e entregues nas mãos do Senhor.” 



Notícias da Comunidade Nazaré - RJ


Oficina da Memória

As Irmãs da Comunidade Nazaré estão participando da Oficina da Memória, com atividades, onde exercitam  o estímulo da memória, desenvolvem a criatividade, entre outros trabalhos.

Irmã Beatriz nos conta um pouco desta atividade:

“Tivemos uma aula toda especial de arte e pintura com a professora de arte Ana Paula. Iniciamos a atividade do dia com uma preparação, fazendo alusão ao artigo do Padre Plutarco Almeida, que saiu na Revista Convergência de outubro sobre o tema “O cultivo da arte na Vida Religiosa Consagrada”, que provoca a todas nós debater o assunto. Em seguida, nos colocamos a criar por meio do desenho e da pintura, ativando a nossa criança interior e estimulando o lado direto do nosso cérebro que é o lado da criatividade! Que delícia foi essa aula e pelas fotos vocês verão cada coisa linda que foi criada... Em breve, partilharemos as telas feitas pelas irmãs.”


           

           

                                

                                

                

Horta Comunitária


Amor, cuidado e atenção gera vida! Isso é uma ação que cabe ao cotidiano das pessoas. Um exemplo de cuidado e amor vem das irmãs Maria e Terezinha, que fazem a vida florescer e se refazer a cada dia na alegria de cultivar da horta comunitária quem rendem belos e saborosos frutos para a comunidade.
Compartilhamos algumas fotos da visita a nossa Horta Comunitária que vem sendo cuidada com tanto carinho e alegria pelas irmãs Maria e Terezinha!

           



terça-feira, 8 de novembro de 2011

XV Conselho Ampliado Provincial



A Comunidade Betânia - SP. acolheu com alegria de 29 a 31 de outubro, o grupo de Irmãs que participaram do XV Conselho Ampliado Provincial em São Paulo, com o tema “Aprofundar a Reestruturação Congregacional desde à experiência da Fonte” que contou com a assessoria de Willian Castilho  professor e doutor em Psicologia da PUC-Minas e  assessor da pastoral presbiteral de Belo Horizonte.





segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pastoral da Mulher de BH é finalista no Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

O Projeto Começar de Novo, da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte, está classificado entre os três finalistas que concorrem ao II Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, outorgado pela Cáritas Brasil.

Sob o título “Começar de Novo”, o projeto apresentado pela Pastoral relata a experiência de trabalho nestes últimos anos junto à mulher em situação de prostituição na região central de Belo Horizonte. Além disso, o projeto apresenta a missão, relata as atividades realizadas, tais como visitas aos hotéis, acolhidas, oficinas e cursos, momentos de espiritualidade e atividades de geração de renda, e também apresenta os resultados obtidos com o trabalho.



Equipe da Pastoral da Mulher de BH

Equipe da Pastoral da Mulher de BH
Saiba mais em:
http://www.oblatas.org.br/noticias_detalhes.asp?codigo=702&categoria=7&subcategoria=26

Assembléia "Novas Relações"

Viver em comunidade tem seus desafios e suas vitórias. E como é bom poder harmonizar nossas relações cotidianas, trocar experiências e ter boas companhias durante a vida.

É um pouco disso que as Irmãs das comunidades de SP, BH e BA refletiram durante a Assembléia vivencial sobre novas relações, com a Assessoria de Ir. Gelza Ribeiro, sts.

Veja algumas fotos:





Festa do Santíssimo Redentor

No terceiro domingo de outubro, as Irmãs Oblatas celebram a “Festa do do Santíssimo Redentor”.
Nos 15 países onde as Oblatas estão, houveram festejos e comemorações.


Irmãs da comunidade Nazaré-RJ Comemoraram
 a data visitando o Cristo Redentor
Participaram de uma celebração literalmente aos pés do Cristo Redentor
As duas comunidades de Belo Horizonte (Aspirantado e Postulantado)
 celebram juntas e em Família o dia do Santíssimo Redentor

Aqui na Província de Nossa Senhora de Aparecida - Brasil, as comunidades celebraram  tríduo preparatório e orações significativas que alimentam a espiritualidade Oblata Redentorista, e com belas homenagens.
Em São Paulo, as 4 comunidades celebraram
 juntas na comunidade Betânia
Comunidade Nsa Sra Aparecida
Comunidade Nsa Sra. Perpétuo Socorro
Comunidade do Noviciado