domingo, 1 de abril de 2018

Nos passos do Redentor, Experiência de Ressurreição.

Esta reflexão quero compartilhar com você, jovem vocacionada, segura de que o Chamado à Vida se faz presente em todas as etapas, mas é na juventude que seu dinamismo é ainda mais forte porque um discernimento acertado vai determinar sua identidade e missão no mundo.

Nós, Irmãs Oblatas, “somos conscientes de que os jovens podem ser uma força que renove a Sociedade, transforme a realidade e dinamize o futuro” (Dir. 32), especialmente aquelas e aqueles que assumem o batismo em suas vidas e nos passos de Jesus Redentor vão fazendo suas escolhas vocacionais.

Identificada com a Proposta Vocacional Oblata, e lá se vão mais de 35 anos de caminhada, compartilho minha experiência de vida no caminho de Jesus, por sinal uma trajetória apaixonante que pode manter acesa a chama da Juventude como um dom que vai além da faixa etária e sempre nos anima a rezar com o salmista: “Sim, irei ao altar de Deus. Do Deus que é a alegria a minha juventude” (Salmo 43,4).

O caminho de seguimento de Jesus, Mestre e Redentor, é o fundamento da vida e da espiritualidade cristã. Ele é o inspirador da nossa trajetória vocacional! Muito mais! Ele é o Senhor, Fiel e que nos ama com amor incondicional. Suas exigências se fazem sentir e Ele não nos ilude ao convocar-nos -  “Se alguém quer me seguir, tome a sua cruz e me siga”. Ou seja, sabemos que não é fácil perseverar nesse caminho, afinal os passos do Redentor por essa Terra foram marcados pelas dificuldades e perseguições desde o Seu nascimento. Mas se formos jovens de fé e escutarmos no coração o Seu Chamado para segui-Lo, também sabemos que Ele é a Vida e que veio “para que todas e todos tenham vida e a tenham com abundância” (Jo 10, 10).

Na travessia quaresmal acompanhamos, pela Palavra de Deus, muitos encontros e ações de Jesus Redentor e o Tríduo Pascal nos impele a fazer memória agradecida de Sua paixão e morte, desfecho de uma vida comprometida com as vidas dos demais. Mas essa experiência de sofrimento e morte não tem a última palavra. A Vida vence, Jesus ressuscita e é à Luz da Ressurreição que não só a sua entrega ganha sentido e significado para a Humanidade, mas também a nossa.

Venha, jovem, junte-se a nós, seja oblata comprometida na missão junto às mulheres em contextos de prostituição e no enfrentamento ao tráfico de pessoas, fazendo da caminhada nos passos do Redentor, uma experiência de Ressurreição. 

Ir. Beatriz Paixão, OSR




Curta nossa página no Facebook: Vocacional Oblatas



Nenhum comentário: