segunda-feira, 19 de março de 2018

50 anos de Vida Religiosa - Uma aliança de amor e fidelidade ao Senhor

Hoje, dia 19 de março, celebramos Bodas de Ouro de Irmã Amélia Cesconeto. Em entrevista, ela nos conta um pouco de sua caminhada vocacional.

PJ - Como foi sua experiência vocacional?
Ir. - Eu entrei direto, foi um pulo no escuro. Eu tinha 19 anos e queria ser Freira. Os padres da região que eu morava me perguntavam se eu queria ser freira? E eu sentia algo dentro de mim, mas eu sempre falava que não. Por quê? Porque eu era muito apegada a minha família, que muito unida, e sentia uma certa dificuldade de separar.

 Eu ainda continuava a sentir algo dentro de mim, mas sempre falava que não. Mas em 1964 meu irmão veio dizendo que umas Irmãs passariam numa determinada região do Espírito Santo, para buscar jovens que estavam no juvenato em Belo Horizonte e avisaram que e se alguma jovem,  adolescente quisesse ir para o colégio que elas levaram.
     
Senti que devia ir, aí falei com meus pais e eles concordaram. E fui encontrar com as irmãs, mas eu não conhecia nada sobre elas, mas fui. Fiquei 5 meses em Belo Horizonte, o juvenato era uma espécie de escola, de internato, onde meninas de 12 a 14 anos convivam com as Irmãs e estudavam. Depois de 5 meses em BH, fui para São Paulo para o Postulantado, a partir daí      começou a formação para a vida Religiosa e no dia 19/03/1968, fiz minha profissão religiosa em 
São Paulo.

PJ - O que mais te marcou nesses 50 anos de vida Consagrada?
Ir. - Ver o crescimento e transformação das pessoas com as quais a gente trabalhou e trabalha, é               Gratificante. Eu amo Realmente o nosso Carisma e nossa missão. Me sinto muito bem estar e 
       trabalhar com as mulheres. 

PJ -A missão Oblata:
Ir. - Acho que a missão da Congregação é o fundamento para nós. Primeiramente, o suporte de Deus, pois sem Ele não somos nada. Se Deus chama, ele nos envia a uma missão e dá o suporte para isso. A presença viva de Deus na vida da Gente é muito, para esse trabalho, que é desafiante, não é fácil, mas fazemos com muito amor, o amor de Deus na vida da Gente é tudo. Faz a gente partir pra uma ação.

PJ -Ser Oblata:
Ir - É uma graça de Deus

PJ - Trabalho com a mulher:
Ir É Tudo na vida.
PJViver em comunidade:
Ir Fundamental

PJ- Vocação: 
Ir - Dom de Deus.

PJ- Juventude:
Ir - Toda Vida, a Vida Toda.

Mensagem para as Jovens:
Jovem, Se você sentir o desejo de seguir a Jesus, mais de perto, se entregando a uma vida consagrada, Acredite! E se coloque na mão de Deus, que ele vai conduzindo a sua vida.


Nenhum comentário: