segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Vida Religiosa Oblata - Um Jeito de Ser e Estar no mundo.

A Vida Religiosa Oblata nasceu no ano de 1970 no povoado de Ciempozuelos – Madri – Espanha. Foi fundada por Antonia da Misericórdia que foi convidada por padre Serra para abraçar a missão com as mulheres em contexto de prostituição.

A princípio Antonia não queria fundar uma Congregação, mas sim uma Obra social, animada por valores evangélicos. Mas os acontecimentos a levaram a descobrir que Deus a queria fundadora.

O Específico da Vida Religiosa Oblata é a coragem de doar sua vida numa missão tão única e desafiadora. Em um de seus escritos, Antonia (fundadora da congregação) nos fala: 

“Que as Oblatas sejam Oblatas, que amem as moças, que se acostumem com as moças, que aprendam a lidar com as moças, que saibam ter paciência com as moças, mas não aquela paciência fria, gélida, estoica; mas uma paciência doce, amorosa”. 

Quando nos aproximamos da realidade das mulheres, entendemos as palavras de Antonia e percebemos o que Jesus queria Dizer quando nos falava: “as prostitutas vos precederão no Reino dos Céus”.  Mt. 21,31

Atualmente a congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor está presente em diversos países do mundo. O traço específico de sua espiritualidade é: trilhar as pegadas de Jesus Redentor e na medida do possível fazer-se semelhantes a Ele.

E umas das atitudes que configuram uma oblata são: Acolhida, Doação e disponibilidade. As Oblatas são Mulheres disponíveis para abraçar o convite de Jesus Redentor e trabalhar para o fim da exploração das mulheres. 

Nenhum comentário: