sábado, 25 de novembro de 2017

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco para homenagear todas as pessoas que se dispõem para serem doadores voluntariamente.

Em pesquisa apresentada no portal Brasil, 1,9% da população realiza doações de sangue. O Ministério da Saúde informa que "o Brasil é um dos poucos países com taxa de doação de sangue acima da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de que pelo menos 1% da população do país seja doadora”. 

Mesmo o Brasil sendo uma referência internacional, em algumas épocas do ano cai o número de doações e os hemocentros ficam com seus estoques de sangue em baixa. É conscientizar a população da importância da doação, para realçar a ampliação e manutenção das doações.

O Ministério da Saúde que informa que a disponibilidade de sangue coletado é essencial para atendimentos de urgência, realização de cirurgias eletivas de grande porte e tratamento de pessoas com doenças como as oncológicas, que necessitam de transfusões frequentes.

Para doar sangue é necessário:
  • Estar com peso mínimo de 50 quilos
  • Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
  • O candidato deve estar descansado, 
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e
  • Não estar em jejum.

Saiba informações sobre como doar sangue em: prosangue.sp.gov.br





Nenhum comentário: