segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Dia Mundial da Gentileza

A ideia para o Dia Mundial da Gentileza surgiu no ano de 1997 durante uma conferência em Tóquio, onde reunia grupos de diferentes nações que mantinham em seus países movimentos e ações de gentileza. Após o desenvolvimento dessa ideia, durante a Terceira Conferência do Movimento Mundial pela Gentileza, em dezembro do ano 2000, foi oficialmente lançado o Dia Mundial da Gentileza, com o objetivo de inspirar as pessoas a serem mais gentis, estimular todas as nações a criarem seus próprios movimentos, conectar países e pessoas para que possam viver num mundo mais gentil.

No dicionário a palavra Gentileza significa Comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância; com sinônimos como: atenção, afabilidade, amabilidade, cortesia, delicadeza, educação, graciosidade...

Porém na atualidade, vemos que esta ação de gestos simples está em falta nas pessoas. Por mais que estejamos num momento social difícil, ser gentil é o primeiro passo para mudar o mundo ao nosso redor, e para realizar essa grande mudança, temos que ser gentis conosco. É importante buscar o perdão, a paciência e a generosidade, assim nosso coração fica leve, grato e aberto para a felicidade e fazer as outras pessoas felizes.

Ainda tá difícil realizar as dicas acima? Temos alguns passos que podem ajudar:

Sorria - Quer coisa mais simples que sorrir? O seu sorriso pode mudar o dia de alguém, e inclusive o seu. Este simples gesto traz serenidade, simplicidade e amor. Então abra um sorriso, por mais tímido que seja, vai aos poucos tomando conta do seu rosto e assim do seu coração.

Ajude as pessoas - Ajude no que você puder, como oferecer o lugar no ônibus, ajudar alguém com dificuldades para atravessar a rua, entre outras coisas...  Faça o que estiver ao seu alcance! Para você pode parecer pouco, mas para quem recebe a ajuda é muito importante. 

Aprenda a ouvir - É aprender a silenciar a boca e a mente. Estamos num mundo com muitos ruídos externos, sem conseguir ter atenção no que nos falam. É importante abrir os ouvidos para escutar de verdade, e como é bom quando alguém para nos ouvir com atenção.

Respeite as opiniões diferentes - Atualmente vivemos num bombardeio de opiniões, que muitas vezes dá em confusão quando alguém tem um pensamento diferente. Com as redes sociais percebemos o quanto está escasso o respeito à opinião alheia em algumas situações, mas é preciso entender que as pessoas são diferentes e trazem em si realidades e experiências de vida distintas. Sempre que você estiver num caso assim, é importante voltar ao passo anterior e ouvir seus argumentos e de quem é diferente de você.

A gentileza é algo contagiante, pois é um gesto que vem do coração e não é obrigação! Em alguns momentos complicados é importante colocar as dores, o orgulho de lado, respirar fundo e trazer as coisas boas que já vivemos, que enche nosso coração de alegria, e transmitir a diante a gentileza, delicadeza e acima de tudo educação!

É importante ser gentil sempre! Faz bem para vida, e temos que lembrar que as mudanças se realizam, quando a gente começa a mudar as atitudes em nós mesmos. 

Então Seja Exemplo, Viva, compartilhe e gere Gentileza!



Paula Araújo (Com.PJVO)
Fonte:nossacausa.com / 

Nenhum comentário: