quinta-feira, 13 de abril de 2017

Campanha da Fraternidade 2017

Você sabe o que é a Campanha da Fraternidade?  

A Campanha da Fraternidade surgiu durante o desenvolvimento do Concílio Vaticano II (1962-1965). É uma campanha que envolve os membros da Igreja Católica, com diversas ações pastorais em todo o Brasil, que se desenvolve mais intensamente durante o tempo da Quaresma. 

Com temas concretos e atuais, a CF, é um projeto que procura animar todas as comunidades num compromisso pastoral concreto que marque a unidade da Evangelização pelo empenho comum em prol da solidariedade e fraternidade que nascem do amor de Cristo. Durante esse período, a liturgia trabalha paralelamente com a Campanha. Os cantos litúrgicos da missa, as preces e outras orações são voltados também para o tema que está sendo trabalhado. A CF atinge, cada ano, um problema determinado e urgente que precisa do esforço de ação pastoral conjunta no país, desafios sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos da realidade brasileira.

Atualmente, em sua trajetória nacional desde 1964, a Campanha alcança novos horizontes incluindo a comunhão com outras igrejas cristãs, realizando a Campanha da Fraternidade Ecumênica. 

Neste ano de 2017 A Campanha da Fraternidade tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema insipidado no Livro de Gênesis: ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15).

Retomando temáticas ecológicas anteriores que alerta para o cuidado da criação, o Objetivo geral é: “Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”. 
A campanha terá início em todo o Brasil no dia 1º de março.

Texto com Adaptações.
Fontes: Google, Texto base CF 2017.

Nenhum comentário: