terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Planejar a Vida, uma questão de escolha - Espaços de Vida

Nem sempre os jovens desenvolvem a capacidade de se organizarem, tanto no tempo como nos seus espaços de vida. Arrumar o material escolar, os documentos pessoais, arrumar o quarto, arrumar o próprio tempo. Estamos falando de organização e não apenas  de colocar as coisas em ordem. Pois a ordem depende apenas de disciplina, enquanto a organização, além da disciplina, exige a capacidade de saber priorizar o que é importante. Para isso, a pessoa, o jovem, precisa conhecer-se, descobrir o seu jeito e a sua melhor forma de organizar-se.

Toda organização exige esforço e trabalho. É preciso fazer coisas e escolher formas de melhor fazer essas coisas. Por exemplo, para manter o quarto arrumado, é preciso mantê-lo organizado. Arrumar quando tudo está bagunçado dá muito mais trabalho e corre o risco de desanimar. Assim, também com a vida é preciso organizar o próprio desinteresse, muitas vezes, do jovem por suas coisas e suas escolhas. 


O planejamento e a organização são aprendizados que vamos fazendo durante a vida. Será mais fácil se tivermos objetivos e metas claras, ou seja, se soubermos aonde queremos chegar. Se temos o objetivo, é mais fácil escolher o método, ou seja o caminho a seguir.

 Rui Antônio de Souza, da equipe da redação do jornal Mundo Jovem
Fonte: Revista Aparecida - janeiro 2016

Nenhum comentário: