quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Devemos fazer planos?

Nossa Vida não está nas mãos de Deus? Por que fazer planos? Adianta eu planejar sendo que Ele pode mudar tudo depois? Estas são perguntas comuns, feitas por muitas pessoas de fé, que acabam confundindo a relação de filialidade com Deus com um comodismo que estagna. Jesus, nosso Salvador, também era Filho de Deus. Sua filialidade o chamava a uma grande consciência de Sua missão e Ele trabalhou muito, buscando corresponder ao desejo do Pai de salvar a humanidade, a ponto de dar Sua vida.

O exemplo humano de Jesus nos ajuda a refletir sobre nossa relação com a vida. É importante termos metas claras para realizarmos nossos sonhos. Podemos pensar: como Jesus agia com as pessoas?  A partir do que elas podiam fazer... Lembremo-nos da passagem da ressurreição de Lázaro. Ele diz: "Tirai a pedra" (Jo 11,39). Será que Jesus sendo Deus não poderia mover a pedra?  Claro que sim. Porém, mover a pedra, os amigos de Lázaro podiam fazer e, por isso , Jesus atribuiu a eles esta responsabilidade. Eles não podiam ressuscitá-lo. Assim esta missão coube a Jesus.

E na sua vida, qual é a pedra que você precisa remover? A preguiça e a inércia que impedem de se organizar e planejar uma viagem com sua família ou até mesmo de fazer um currículo? A omissão ou a falta de iniciativa para se auto-educar para economizar? Seja qual for a "pedra", assim que você a retirar, Jesus realizará milagres em sua vida! 

Vamos, por exemplo, pensar no sonho da casa própria, algo tão distante para tantas pessoas. Mas por quê? Porque não buscam informação, não economizam , não regularizam seus documentos, não fazem nada do que está ao seu alcance. E depois dizem ainda que Deus não as ajuda. Muitos milagres de Jesus aconteceram  depois de uma ação humana, como o do cedo Bartimeu que clamou insistentemente e sem medo pedindo a cura (Mc 10,46-52).

Cada escolha que realizamos na vida, para nós e nossa família, pressupõe uma renúncia. Não dá para ter tudo ou fazer tudo! Determinei-me a realizar este sonho, por isso, certamente, terei de abrir mão de algo para poder conquistá-lo. Esta realidade - tão dura para alguns - impede que as pessoas se empenhem na conquista dos seus sonhos. Na falsa impressão de que terão tudo (caso não definam uma meta), acabam por não conquistar nada. E isso pode ser frustrante a longo prazo.

Coloque seus planos e sonhos nas mãos de Deus, mas lute por eles! Faça sua parte, pois Deus com certeza faz a dele.

Texto com adaptações.
Família Silva (Hamilton, Janaína e filhos).


Nenhum comentário: