terça-feira, 25 de outubro de 2016

O Mestre chama... Qual será nossa resposta?

Em nossa Igreja, a Liturgia celebra vários momentos da história de Jesus que nos convida a refletir e trazer para o nosso cotidiano. E hoje vamos refletir o chamado de Jesus para que O sigamos, tal como lemos no Evangelho de Lucas (ver 14,25-33).

O texto começa com Jesus diante de uma grande multidão. Ele parece estar preocupado, pois essas pessoas ainda  não entenderam aquilo que Ele quer anunciar: a multidão só quer que Ele faça milagres, mas quase ninguém quer ser como Jesus.

Essa atitude da multidão é comum em nossas comunidades. Pense nas reuniões, pense nas orações que fazemos. Costumamos pedir, pedir e pedir... Queremos que Jesus cure uma doença, queremos que Ele alivie o sofrimento de tal pessoa, queremos que Ele cuide da nossa família... Normalmente, pedimos milagres, assim como fazia a multidão que cercava Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando Jesus percebe que nós estamos assim, Ele chama a nossa atenção: "Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo". Quando nos fala desse modo, Ele quer nos dizer algo muito importante: poderemos até pedir milagres, mas nunca poderemos deixar de pedir os dons do Espírito, para que cada um de nós e toda a comunidade sejamos transformados pelo Amor Divino. Esse é o segredo!

Imagine como nossas orações seriam diferentes se ouvíssemos esse desafio de Jesus e se em cada oração que fizéssemos nos comprometêssemos a ajudar, a fim de que o milagre aconteça. Se aprendermos isso, todas as vezes que quisermos que Jesus cure uma pessoa, vamos pedir o seu auxílio para ajudar o doente a se recuperar - nem que seja apenas lhe fazendo companhia. Sempre que quisermos que Jesus alivie o sofrimento de alguém, vamos pedir a sua ajuda para que possamos levar a paz, o amor e a alegria a essa pessoa. Em uma palavra, todas as vezes que quisermos um milagre, peçamos a força do Espírito para que cada um de nós colabore com Deus e o milagre aconteça.

Por isso, convido cada um a pensar num pedido a Deus. Escolha aquilo que está mexendo com o seu coração hoje. Veja qual é o milagre que você gostaria que Jesus realizasse. Depois peça os dons do Espírito Santo para que você colabore com Deus na realização desse milagre.

Pe. André Bressane de Oliveira, SJ
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus.

Nenhum comentário: