sexta-feira, 3 de junho de 2016

Por um coração manso e humilde...

Alegremo-nos! no mês de junho celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Bendigamos o nome do Senhor, pois nosso coração se alegra n'Ele. Cantaremos um canto novo!Porque Ele fez prodígios! Sua mão e Seu braço forte e santo alcançaram-Lhe a vitória! Assim, entoando nossos hinos, queremos render graças a Deus que nos atrai com imenso amor para o Sagrado Coração de Jesus. Ele quer fazer nosso coração semelhante ao do Seu Filho. Ele nos quer dar também um coração mando e humilde.

Então, vinde em nosso auxílio Senhor! Socorrei-nos sem demora! Dai-nos olhos e ouvidos atentos à Vossa Palavra, que transfigura a nossa fé. Pois mesmo antes de a Igreja reconhecer as aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le-Monial, na França, esse convite já nos era feito: abrir as portas de nosso coração para acolher e deixar entrar em nossas vidas, em nossas casas e em nossas famílias a ternura do Sagrado Coração de Jesus.

Concretamente, portanto, uma de nossas primeiras atitudes deve ser o esforço de viver a Alegria do Evangelho, sobretudo no testemunho do encontro e da partilha entre nós. Pois quem sabe acolher encontrará também abrigo e repouso para seu coração e ensinará também os outros a fazer o mesmo.

Desse modo, quando celebramos o gesto da Entronização do Sagrado Coração de Jesus em nossos lares, colocando sua imagem em um lugar especial da casa. Não façamos, pois, deste momento apenas um ritual. Mas que nossa boca fale do que o coração está cheio. E que nossas palavras e nossas preces se enriqueçam de sentido, acompanhadas de gestos simples que expressem nosso desejo de manifestar a presença do Senhor que passa pelo mundo fazendo o Bem. Lembremo-nos de que o Pai trabalha sempre. Ele transforma a realidade a partir de dentro. É preciso que também façamos a mesma coisa.

A entronização do Sagrado Coração de Jesus assim vivida e compreendida é sinal de redenção de um Deus que se inclina para nós, envolve-nos de carinho e nos salva. E, mais uma vez que o Senhor está conosco, Ele mesmo se encarrega de levar nossos "Corações ao Alto!", e vamos sendo capazes de responder pouco a pouco: "nosso coração está em Deus".

No entanto, para que esteja de fato, é preciso haver sempre entre nós um lugar não só para o pobre, o estrangeiro, a viúva e o órfão, mas também para todo aquele que sofre com os efeitos do mal. Pois é necessário que o Direito e a Justiça tenham seu Trono, para que o Reino de Deus aconteça no meio de nós. E que também não estejamos mais tão (pre)ocupados com os problemas ou defeitos uns dos outros. Afinal, nossa vida passará por uma mudança interna profunda, se estivermos mais ocupados com a Lógica do Amor - Aquele que tira o pecado do mundo.

Não é só isso! A vida gerada na confiança e no amor, e entregue aos cuidados do Sagrado Coração de Jesus e também ao Imaculado Coração de Maria, abre espaços para a Paz estabelecer-se entre nós e nos provoca a caminhar na esperança. Não estamos sós! Confiamos nas promessas feitas por Jesus a Santa Margarida Maria e não desanimamos sob o peso das dificuldades. Ao encontro de um pouco de consolo e da fonte da infinita misericórdia, apenas ousemos dizer: "Senhor Jesus, manso e humilde de Coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!". Amém!

André Luís de Araújo, SJ
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus.

Nenhum comentário: