quarta-feira, 6 de abril de 2016

Espiritualidade Redentorista - Espiritualidade dos Sentidos

Dualismo é separa corpo e alma. é opor corpo x alma. Mas a tradição filosófica do Ocidente fala nesta dualidade corpo-alma. Não dá para estendê-la de forma correta e boa? Dá sim. Tanto é possível que ela foi assumida na fala da teologia cristã. Toda via, nem sempre se conseguiu evitar o mesmo equivoco de oposição e separação.

Como entender corretamente a expressão de que somos uma idade composta por corpo-alma? CORPO  é o ser humano todinho, inteiro, enquanto vive a dinâmica biológica: cresce, se desenvolve amadurece, vai a vida declinando e morre. Ao dizer que somos corpo estamos dizendo que vivemos nos limites próprios da biosfera, marcados pelo tempo e pelo espaço. Onde o que vive, morre. ALMA, é o ser humano todinho, inteiro, na medida em que é liberdade consciência, desejo e busca, experiência pessoal. Sonhando o definitivo bom e belo, a felicidade sem fim.

Somos esta realidade tensa, esta unidade composta. É parte de nossas condição de homem/mulher esta-no-mundo e ser mundo: Mas também nos pertence estar para além do mundo, transcendendo. Viver assim é obra de nossa consciência, nossa subjetividade. Viver atentos aos nossos sentidos, à corporeidade. Atento aos nossos sentimentos e nossas emoções, ressonância de nossas histórias de vida.

Uma espiritualidade que não escuta o corpo que fala, não o acolhe e interpreta, acaba inimiga do humano e com práticas que o adoentam. O Espírito Santo de Jesus potencia nossa sensibilidade e a centração no essencial. Facilita-nos discernir os enganos dos sentidos e encontrar a autenticidade no ser sensíveis ao Amor solidário. E quando comungo o corpo e o sangue de Cristo Jesus, aprendo a compreender melhor o que seja o fato de Ele, o Verbo do Pai , se fazer carne em nossa realidade humana: para que toda a carne se faça palavra que conhece o Pai e o ama.

Pe. Dalton, C.Ss.R.
Fonte: Revista Akikolá

Nenhum comentário: