quarta-feira, 20 de abril de 2016

A contemplação é tempo forte de oração

A oração é também um tempo forte por excelência da prece. Na oração, o Pai nos 'arma de poder por seu Espírito, para que se fortifique em nós o homem interior, para que Cristo habite em nossos corações pela fé e sejamos arraigados e fundados no amor'" (CIC, 2714).

A contemplação não é um momento rápido na vida e tampouco uma graça extraordinária de Deus, como pode ser uma visão ou um êxtase. É, porém, uma atitude de vida, uma maneira de ser, a qual lentamente a pessoa vai assumindo na sua caminhada orante. É o nosso olhar que se vai purificando do apego das coisas da terra e aprendendo a ver, atrás de tudo, a Presença de Deus. Assim, o coração não vive mais angustiado, porque confia no Senhor, e não tem nenhum outro amor a não ser a Trindade e as Suas coisas. É o "viver como se já não vivesse". Nisto não há nada de alienado e alienante na vida, ao contrário, a pessoa se sente mais do que nunca comprometida na transformação da história do mundo e sabe que sua vocação é não cruzar os braços, mas fazer todo o possível para que as coisas caminhem bem, dentro dela e fora dela.

O contemplativo é uma "Janela de Deus" aberta neste mundo. Ele vê, sofre, age e suplica, para que os homens saibam amar uns aos outros segundo o pedido do Senhor Jesus.

Esse pequeno número d Catecismo, que comentamos, é de uma riqueza simples, mas maravilhosa, quando afirma que "a contemplação e´um tempo forte de oração". Infelizmente, não estamos acostumados a distinguir  tempos. "fracos" de oração e tempos "fortes". É uma linguagem que diante de Deus não funciona muito. A oração é sempre um empenho sério e forte de encontrar-nos com Deus e de estar com ele.

Santa Tereza de Ávila afirma: "Também entre as panelas está o Senhor!". Nesses momentos em que estamos diante de Deus numa abertura total, Senhor nos envia o Seu Espírito Santo,  que grita em nós "Abba", e nos enche de luz, paz, harmonia e amor. É necessário ter todos os dias um espaço  de tempo em que, desligando-nos das coisas do dia a dia, estejamos  a sós com as Três Divinas Pessoas da Trindade, para depois voltarmos entre os demais com o rosto transfigurado pela luz do amor.


Frei Patrício Sciadini, OCD
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus

Nenhum comentário: