segunda-feira, 28 de março de 2016

Antonia, profetiza da misericórdia

...Antonia chega a viver na compaixão, não só dá o seu dinheiro, mas seu tempo, sua pessoa, as aloja em sua própria casa e as senta à sua mesa. Desde este ponto podemos entender esta expressão sua: “Todas iguais, todas  irmãs em tudo”, pois para ela “sua experiência de Deus, é Comunidade, reciprocidade dentro das diferenças e não dominação; ternura, não violência; encontro, não marginalização; acolhida, nunca distanciamento; libertação, não condena” (Gómez Rios, pág. 68).

Antonia chegou a este ponto do caminho da misericórdia experimentando “que se lhe revolvem as entranhas” diante do sofrimento das mulheres com as que compartilha sua casa, até a indignação que a leva a denunciar as injustiças das quais são vítimas. É que a justiça e a misericórdia vão de mãos dadas na vida de Antonia. Chamou-se misericórdia e o seu dia a dia o manifesta. 

Antonia encarnou o sentido bíblico da compaixão que sempre está ligada à justiça e ao direito. Vejamos neste sentido como age Antonia Maria da Misericórdia quando o prefeito de Ciempozuelos lhe exige que ela não pode aceitar no asilo a nenhuma mulher que não esteja com os devidos documentos: “Não deve ser admitida no seu Centro nenhuma pessoa que não tenha seus devidos documentos” Com isso tentava esta vez o prefeito prejudicar o direito à identidade como pessoas. “Sr. Prefeito, que documentos tem para apresentar? O único que tem é o de prostitutas(que a mesma prefeitura fornece  para elas)  e com ele se lhes fecham definitivamente todas as portas(...)”(...) “A ameaça que o Senhor me faz é a primeira que tenho recebido na vida e carece de toda fundamentação; se o Senhor quer levar para prisão todas as sessenta pessoas que moram na casa estamos prontas. Assim por alguns dias me poupará a preocupação de providenciar-lhes comida. Pode acontecer isto Senhor Prefeito? Deixe às Irmãs querer às mais pobres, que isto é muito bom para o povoado.” (Gomes Rios, pág. 54).

Destas práticas concretas, orientadas pelo “princípio da misericórdia” foi tecida a vida de Madre Antonia. Ficamos contemplando essa experiência fundante que a levou a colocar na regra de vida das Oblatas, um quarto voto e hoje poderíamos dizer, de toda pessoa que queira viver a espiritualidade Oblata. Este voto é: “a paixão pela causa das mulheres em contexto de prostituição e outras exclusões”. Ou tomando suas palavras: “O zelo pela salvação das almas”. Até fazer inerente na nossa vida a experiência de misericórdia de Antonia refletida nesta expressão:

 “Quero que minhas filhas vejam nelas a imagem do Redentor”.

Texto: Ir. Manuela Piñeres - 2006

Nenhum comentário: