sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

20 de Fevereiro: Dia Mundial da Justiça Social

No dia 26 de novembro de 2007, a Assembleia Geral das Nações Unidas, na Resolução 62/10 decide declarar que no dia 20 de fevereiro se celebre o Dia Mundial da Justiça Social.

A iniciativa coincide com a promoção dos esforços por parte desse organismo mundial para enfrentar problemas tais como a pobreza, a exclusão e o desemprego.

A justiça social é um princípio fundamental para a convivência pacífica e próspera entre e nas nações. Defendemos os princípios de justiça social quando promovemos a igualdade de gênero ou os direitos dos povos indígenas e dos migrantes. Promovemos a justiça social quando eliminamos as barreiras enfrentadas pelas pessoas por motivos de gênero, idade, raça, etnia, religião, cultura ou por portar alguma deficiência.

Mensagem do Secretário-Geral da ONU para o Dia Mundial da Justiça Social

Enquanto assinalamos o Dia Mundial da Justiça Social, vemos demasiados lugares onde estão diminuindo as oportunidades para poucos e apenas aumentando as desigualdades para muitos.

A crescente desigualdade mina os progressos alcançados pela comunidade internacional para tirar milhões da pobreza e construir um mundo mais justo.

As linhas de clivagem são visíveis na queda dos salários para mulheres e jovens e no acesso limitado à educação, serviços de saúde e empregos decentes.

Devemos fortalecer e construir instituições e desenvolver políticas que promovam o desenvolvimento inclusivo.

Ao adotar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os líderes mundiais comprometeram-se se a criar um mundo mais justo e igualitário. Grande progresso tem sido feito na melhoria das oportunidades de trabalho decente, reforçando a proteção social e a melhoria dos serviços públicos.

Apesar desses avanços, bilhões de pessoas desesperadamente dependem dos nossos esforços concentrados e incansáveis. Temos de acelerar o nosso trabalho para alcançar os ODM até o prazo de 2015 e também olhar além, começando a definir novas metas para o desenvolvimento sustentável.

À medida que procuramos construir o mundo que nos queremos, vamos intensificar nossos esforços para alcançar uma sociedade mais inclusiva, equitativa e baseada no diálogo, transparência e na justiça social.

Fonte: Adital

Nenhum comentário: