quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Lembrar-se de Deus mais vezes do que se respira

Quando eu começava minha vida de carmelita (Noviciado), havia um velho "Catecismo da oração" e nele havia uma expressão que me fazia rir: "A oração é para o carmelita como a água para o peixe. Sem ela, morre". Eu, ignorante de tudo, ria diante dessa afirmação tão verdadeira. Lentamente, comecei a compreender como sempre devemos tê-la presente se quisermos ser pessoas vivas diante de Deus. Não podemos ficar sem respirar por muito tempo. Assim, necessitamos recorda-nos muitas vezes durante o dia de Deus, nosso respiro e nossa água viva, para ter uma vida espiritual sadia. 

Com este número do Catecismo, iniciamos o capítulo terceiro da quarta parte, "Avida de oração": "A oração é a vida do coração novo e deve nos animar a cada momento. Nós, porém, esquecemo-nos daquele que é nossa Vida e nosso tudo. Por isso, os Padres espirituais (...) insistem na oração como 'recordação de Deus', como um despertar frequente da 'memória do coração'; É preciso se lembrar de Deus com mais frequência do que se respira. Mas não se pode orar  'sempre', se não se reza em certos momentos, por decisão própria: são os tempos fortes da oração cristã, em intensidade e duração" (CIC, nº 2697).

O importante é que a Palavra comece a se transformar em vida. Pouco adianta conhecer muito a respeito da oração na Bíblia e nos grandes escritores cristãos, mas não rezar. Como pouco serve saber todas as receitas e não comer. Importa ter Deus no coração e ser atentos a Ele. Recordar-nos de Deus, de suas maravilhas ...É possível  fazer isso em todos os momentos de nossa jornada. Despertar nossa mente, nosso coração para que celebremos a presença de Deus. Quanto mais amamos, mais as pessoas não saem da nossa atenção e do nosso coração".

As palavras do Catecismo são como a porta para nosso caminho orante, onde veremos que a oração exige não só recordar-se de Deus na mente e no coração, mas dedicar-lhe momentos especiais do nosso dia a dia, a fim de conversar com Ele, estar com Ele, sem procurar distrações.

Frei Patrício Sciadini, OCD
Fonte: Revista Mensageiro do Coração de Jesus

Nenhum comentário: