segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Vocação Cristã: A serviço do Reino

A cada homem, o Senhor reserva um chamado especial. Afinal, ele nos conhece por inteiro, até as profundezas e sabe exatamente o que pode nos realizar no mais íntimo. Este desejo de felicidade plena é saciado dentro do plano de Deus, e o Espírito Santo nos anima a seguir no melhor caminho para que consigamos viver a alegria que só o amor de Deus pode nos dar, tal caminho pode ser esclarecido pela nossa vocação. Você já se perguntou qual é a sua?

Ao ouvir falar de vocação podemos imaginar que isso é coisa de quem quer ser padre, freira ou religioso. Eu que tenho meus estudos, que trabalho para ajudar a sustentar minha família não devo ter vocação. Grande engano! Pois sabia que TODOS NÓS trazemos conosco uma voz de Deus, que nos anima desde quando acordamos até quando dormimos, por vezes através de sonhos.

Toda pessoa carrega consigo um imenso dom muito simples, mas pelo qual devemos agradecer todo dia: a vida, essa é uma vocação de todos dada por Deus para ser vivida da melhor maneira possível. Junto a ela, está a porta da nossa fé, aberta pelo sacramento do batismo: SER CRISTÃO! Todos são pensados por Deus assim, como seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

E como posso fazer para, no meu dia a dia, ser fiel a esta vocação fundamental, na qual todos nós como Igreja procuramos responder, cada um do melhor jeito? É justamente o que procuramos aprender cada vez que nos reunimos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, seja na participação da Santa Missa, nos encontros e reuniões de pastorais, nos grupos de oração, nas orações e devoções que praticamos como comunidade ou até mesmo sozinhos para um momento a sós com Deus. 

Procuramos ser bons cristãos principalmente porque percebemos algo bom dentro de nós: o próprio Deus. A partir d’Ele, vemos que os mandamentos nos indicam como orientar nossas ações e comportamentos em vista do amor. Sendo assim, não queremos cumprir algumas leis morais, mas antes de tudo agradar ao Senhor que nos chama a viver tudo isso!

Como católicos, todos aqueles que se decidem por abraçar esta vocação cristã e torná-la presente nos seus ambientes de estudo, de trabalho e mesmo no ambiente familiar são chamados de LEIGOS. Na verdade, tal vocação também é a base de qualquer outro chamado especifico que uma pessoa possa descobrir que possui, seja este um chamado à vida sacerdotal, à vida religiosa ou à vida missionária em geral, pois até famílias e leigos podem ser chamados à vida consagrada e à missão!

Se algum de nós ainda não percebeu este chamado de Deus em sua vida, como poderá então fazer para descobrir a sua vocação e procurar corresponder a ela? Pois saiba que uma certeza nós já temos: somos vocacionados como CRISTÃOS, e esta voz de Deus já traz consigo uma meta grande e maravilhosa: a SANTIDADE. Sermos santos não será a perfeição acabada, mas trilharmos esta vida da nossa vocação e, mesmo se cairmos, levantaremos novamente porque Deus no reergue e caminha conosco.

Shalom!

Hugo Mendes da Silva
Consagrado da Comunidade de Vida
Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário: