sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Uma Herança Vocacional - Maria Augusta "Gugu"


MARIA AUGUSTA DE SOUZA
Nasc. 19/11/1934
Fal. 31/05/2009

Chamada Carinhosamente de “Gugu”, Maria Augusta nasceu na cidade de Carnaíba - MG no dia 19 de novembro de 1934. Respondeu ao chamado de Jesus Redentor e ingressou no noviciado Oblata em São Paulo no ano de 1951. Continuou a aprofundar sua vocação e em 14 de dezembro de 1952 fez os primeiros votos; e em 02 de fevereiro de 1958 realizou sua Profissão Perpetua como Irmã Oblata do Santíssimo Redentor.

Irmã “Gugu” era uma mulher de estatura pequena, mas de uma grandeza imensa, seguiu os passos do Redentor nas cidades de Santos, Curitiba, Belo Horizonte, Juazeiro da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Era delicada, humilde, valente, tinha um olhar e palavras cheios de riqueza e alegria. Para todas foi um testemunho de Vida Religiosa Profética, sonhando e lutando por uma vida digna para as mulheres em situação de prostituição em seus 56 anos de Vida Religiosa Oblata.


Para você  o que é seguir Jesus Redentor?
É um chamado para seguir o seu exemplo de vida, dedicado a vida, para os mais pobres, no nosso caso as mulheres. É ouvir o chamado através da oração, das atitudes e das pessoas é buscar a fidelidade dia-a-dia.


O que significa a vida fraterna?
Vida em comunidade é uma atitude de escuta, respeito para cada pessoa em sua individualidade, acolhida e serviço. É viver em ajuda mutua e descobrindo o valor de cada pessoa. A convivência é um desafio cotidiano e é necessário cada dia renovar o primeiro amor e o nosso compromisso. É importante levar para a oração, pois nela que aprendemos como lidar com as pessoas.



O que significa a vida de Oração?
A oração é uma atitude de vida e deve ser encarnada na realidade. A vida de compromisso é oração, a missão é oração. Os momentos fortes de parada, de se questionar a mim mesma e de escutar o que Deus quer é o meu sustento.

O que te sustenta?
É a Fé  renovada cada dia, a esperança a paixão pela missão a qual colaboro através das minhas orações e carinho. Outra coisa que me sustenta e a pertença, a integração e valorização da minha família Religiosa. Esses 56 anos de consagrada é uma vida de doação, de gratidão, ação de graças por tudo que enfrentei e vivi com alegra ate aqui. E sigo com entusiasmo de continuar  vivendo esse chamado.


Nenhum comentário: