sábado, 6 de junho de 2015

Junho: Mês do Sagrado Coração de Jesus

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. O coração é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus. No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34). Diz a Liturgia que “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia”. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. 

Este sagrado Coração é a imagem do amor de Jesus por cada um de nós. É o convite a que cada cristão Católico retribua a Jesus este amor, vivendo segundo a Sua vontade e trabalhando com a Igreja pela salvação das almas. Muitos Santos veneraram o Coração de Jesus. Santo Agostinho disse: “Vosso Coração, Jesus, foi ferido, para que na ferida visível contemplássemos a ferida invisível de vosso grande amor”. São João Eudes, grande propagador desta devoção no século XVII, escreveu o primeiro ofício litúrgico em honra do Coração de Jesus, cuja festa se celebrou pela primeira vez na França, em 20 de outubro de 1672. 

Jesus revelou o desejo da Festa ao seu Sagrado Coração à religiosa Santa Margarida Maria Alacoque, na França, mostrando-lhe o “Coração que tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezado”. S. Margarida teve como diretor espiritual o padre jesuíta S. Cláudio de la Colombière, canonizado por João Paulo II, e que se incumbiu de propagar a grande Festa. 

A Igreja instituiu a solenidade do Sagrado Coração de Jesus que é celebrada na sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes, encerrando um conjunto de grandes Festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi).

Há diversas formas de devoção ao Coração de Jesus. Entre elas: a consagração pessoal, que, segundo Pio XI, "entre todas as práticas do culto ao Sagrado Coração é sem dúvida a principal"; e também, a consagração da família.

Dos colóquios de Santa Margarida com Jesus, distinguem-se 12 promessas. São elas:

  • A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.
  • Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado. 
  • Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias. 
  • Eu os consolarei em todas as suas aflições. 
  • Serei seu refúgio seguro na vida e, principalmente, na hora da morte. 
  • Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos. 
  • Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias. 
  • As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção. 
  • As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição. 
  • Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos. 
  • As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes inscritos para sempre no meu Coração. 
  • A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna. 

Texto com Adaptações

Nenhum comentário: