quinta-feira, 11 de junho de 2015

Irmã Sirley participa de Simpósio Vocacional

No último dia 04 de junho aconteceu o Simpósio Vocacional, organizado pelo Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), em Curitiba - Paraná, na casa de Acolhida das Irmãs da Divina Providência, com cerca de 100 participantes, e entre eles estava Irmã Sirley da Silva, promotora vocacional da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor. Ela nos conta como foi a temática  do Simpósio.

"Com o tema O Alvorecer do Chamado e da Resposta, iniciamos Celebrando a Eucaristia e seguimos para o jantar. O Presidente do IPV fez a abertura do Simpósio dizendo que o objetivo do mesmo era troca de experiência, construção coletiva de conteúdos e reflexões. Após esta fala, teve uma dinâmica de apresentação, entrosamento, divisão e organização das equipes de trabalho. 

Nos dia 05 e 06 (sexta feira e sábado), iniciamos com a oração da manhã na capela, que por sinal é muito linda, e após fomos para um maravilhoso café da manhã ao estilo Paranaense. As atividades foram iniciadas pelo assessor Pe. Rafael da Congregação Xaveriano, que durante toda a manhã trabalhou o tema central do encontro. 

As 14 da tarde, foi o momento dos trabalhos por grupos, com perguntas orientavas, e nestes, tínhamos a liberdade de partilhar experiências e construir nosso conteúdo dentro Simpósio. Na noite de sexta, tivemos uma linda festa junina com todos os quitutes típicos. Já na noite do sábado, tivemos o "vocacine": ou seja o "cinema vocacional", onde assistimos o filme Os Divergentes, um lindo filme, que abordava o nosso tema e nossa missão enquanto acompanhantes, orientadores e orientadoras vocacionais.  

Por fim, no dia 07 (domingo), fomos convocadas e convocados a fazer memoria e ressonâncias sobre o filme, o que foi muito positivo. Depois seguimos com o assessor desenvolvendo a síntese do tema e avaliação.  Concluímos o encontro no domingo com a celebração da Eucaristia as 11 horas da manhã.

Foi um momento de preparação e capacitação, onde eu trouxe na bagagem muitas experiências e também mais consciência dos grandes desafios da Pastoral Vocacional de modo amplo. Este curso foi muito importante pra mim, pois foi uma reciclagem e convido outras irmãs a participarem deste curso, pois ele vai além do acompanhante vocacional, nos ajudando a ressignificar nossa própria vocação."

Nenhum comentário: