quinta-feira, 12 de março de 2015

Sacramentos, o que significa?

Neste mês de março, trazemos para você o tema Sacramentos, onde vamos entender um pouco mais e refletir sobre a importância dos Sacramentos para a nossa vida Cristã.

Neste primeiro texto vamos entender o que significa Sacramento: 
Segundo o dicionário, é um ato religioso cuja finalidade é a santificação daquele que é seu objeto. Para os cristãos, é o sinal sagrado instituído por Jesus Cristo para dar, confirmar ou aumentar a graça. (Há sete sacramentos católicos: batismo, confirmação, eucaristia, penitência, extrema-unção, ordem e matrimônio. A maioria dos protestantes só admite dois sacramentos: batismo e ceia).

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que: “A Igreja é, em Cristo, como que o sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano.”, “Nela, esta unidade já começou, pois, já congrega pessoas “de toda nação, raça povo e língua” (Ap 7,9); ao mesmo tempo, a Igreja é “sinal e instrumento” da plena realização desta unidade  que ainda deve vir.” , “Como  Sacramento, a Igreja é instrumento de Cristo. “Nas mãos dele, ela é o instrumento da Redenção de todos os seres humanos” , “o sacramento universal  da salvação , pelo qual Cristo manifesta  e atualiza  o amor de Deus pela humanidade. Ela é o projeto visível do amor de Deus e que quer que o “todos os povos e nações constituam o único povo de Deus, se congregue no único Corpo de Cristo, seja construído no único templo do Espirito Santo”. 

Na Igreja Católica são celebrados sete sacramentos, (pois na bíblia este número significa plenitude). São sete sinais de vida que nos acompanham e santificam nossa caminhada, nos dando vida, que recebemos com fé. 

Sacramento da Iniciação: Batismo, Confirmação e Eucaristia
Sacramentos de cura: Penitencia e Reconciliação e unção dos enfermos
Sacramentos à Serviço da Comunhão e da Missão dos Fiéis: Ordem e Matrimonio

Todos os sacramentos são ação de Deus santificando nossas vidas, um gesto de Jesus Ressuscitado que nos toca e nos transforma. 

 Nas próximas postagens vamos aprender e entender mais sobre os Sete Sacramentos da Igreja.

Nenhum comentário: