domingo, 1 de março de 2015

Reflexão da Palavra

A Revista Pastoral nos traz durante a quaresma ricas reflexões dos textos bíblicos. E o Blog Oblatas presenteia vocês, nossos leitores e leitoras com reflexões de alguns textos, no qual poderá ler a leitura e aqui a sua explicação.


Comentário da Primeira leitura (01/03/2013)

A primeira leitura nos põe diante de Abraão e seu importante desafio. Todavia, ainda que o desafio se apresente de uma maneira exigente e no limite da força de qualquer pessoa, a única reação de Abraão diante de Deus é: Eis-me aqui". Ele caminha pela fé. O mais importante para ele é o ato de obedecer. Não se fazem discípulos sem obediência. Por isso, cada passo de Abraão significa a construção de itinerário de fé. Cada passo é simbolo de um novo tijolo colocado nesta grande edificação que é a vida. Abraão caminha como se visse o invisível e, por isso, seus passos constroem nova história.

Abraão compreende que a vida precisa ser protegida a qualquer custo. Deus é, necessariamente, o Deus da vida, e não da morte. O sacrifício de Isaac, seu filho, corresponderia à anulação do projeto de vida de Deus. A vocação de Abraão é ser um construtor de vida, não um artífice da morte. Sacrifícios humanos, tanto ontem quanto hoje,  são inadmissíveis, e consequentemente, o texto parece reagir ao culto dos reis ao deus Moloc ou a outras divindades que podem ter incluído sacrifícios humanos não só em Israel e Judá, mas também em seus arredores.


Texto: Luiz Alexandre Solano Rossi
Revista Vida Pastoral - Março - Abril de 2015
 -  ano 56 - número 302.

Nenhum comentário: