terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Projeto de Vida - O que significa?

Nossa vida é um dom precioso e temos que cuidar dela com muito carinho. Somos seres especiais e raros, nos quais o universo investiu bilhões de anos para que pudéssemos existir. Cuidar dessa riqueza é viver bem é organizar a vida para sermos felizes. Mas o ser humano diferentemente de outras espécies, pressupõe ter um sentido para a vida, ter uma causa pela qual possa lutar por uma razão que nos mantenha vivas e vivos.

Projetar a vida é essencial, é um caminho de opções e discernimento que influenciará os rumos de uma pessoa que quer ser feliz. Pensar e escrever o projeto de vida ajuda a pessoa encontrar os elementos necessários para que possa tomar decisões maduras e acertadas, contribuindo para sua realização como pessoa ativa na sociedade.

Para a/o cristã/o é assumir a missão de Jesus, colocar a pessoa no centro (Marcos3, 1-6), ser livre e libertador das amarras que impedem o povo de viver feliz. A/o cristã/o é chamada/o a construir um mundo cuja tônica é a partilha. O projeto de vida precisa considerar essa meta, planejando momentos de revisão de vida, de prática e avaliação para que tenha coerência, e o seus frutos sejam pessoas solidárias e ternas nos relacionamentos e na defesa da justiça e da paz.

Vamos juntas e juntos entender mais sobre projeto de vida, para tomar nossas histórias pelas mãos e organizar o caminho em busca de uma causa que alimente toda a vida, dando sentido à nossa existência para se ter um mundo mais feliz.

 Nas próximas postagens Vamos acompanhar o que é o Projeto de vida e o seu sentido, passo a passo.


Texto com adaptações:
*Livro Papo Jovem 1 - Projeto de vida – 
Casa da Juventude Pe. Burnier –Goiânia/GO 2007
*http://www.mundojovem.com.br/artigos/projeto
-de-vida-para-jovens-que-querem-mais

Nenhum comentário: