quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O Projeto de Jesus, nossa missão.

A vida histórica de Jesus, como a nossa, foi também um projeto. Como todas as crianças, ele escutou, na sua infância, a pergunta dos adultos: "Que virá a ser esse menino?" (Cf. Lc 1,66). Nas horas quietas e solitárias da adolescência, certamente Jesus sonhou, como todos os jovens, com uma vida diferente, com um mundo melhor. Durante os anos da vida oculta de Jesus, a bíblia mostra que Ele quando  jovem, tinha consciência que nasceu para um dever maior: "Não sabeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?" (Lc 2,49).

Ao sair de Nazaré, local onde cresceu Jesus,  parece não compreender qual é o projeto que o Pai tinha para ele. Mas, no Batismo, vê o Espirito de Deus descer sobre ele e escuta a voz do Pai: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt  3, 13-7). Nas águas do Jordão Jesus compreende o Projeto de Deus e assume sua vocação e missão de anunciar o Reino, Reino este que não era um território ou um listado, mas a soberania real de Deus. 

O projeto de Jesus se identifica com o projeto do Pai para o mundo: a salvação, a plena irradiação do seu bem-querer sobre todo o universo criado. Deus quer que todos os seres humanos sejam salvos e chegue ao conhecimento da verdade (Tm 2.4), essa verdade esta que liberta (Jo 8,32). Deus quer que todos sejam livres e felizes, em harmonia com tudo e com todos. Ele nos escolheu, em Cristo, para que sejamos santos e sem defeito no amor (Ef 1,4).

Todos nós somos chamados através de uma vocação específica a fazermos um projeto e nele viver a vontade do Pai. E para responder a esse chamado, cada pessoa é escolhida por Jesus para uma vocação específica, tais como: Vida Religiosa Monástica, Vida Religiosa Consagrada e inserida, vida Laical e vida Religiosa Presbiteral

Como por exemplo; A Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, que nasceu da inquietação e da misericórdia vivenciadas por Pe. José Serra que era um bispo Beneditino. Ele ao ver o abandono e a miséria em que se encontravam as mulheres em situação de prostituição no ano de 1870 na Espanha, convida Antonia uma leiga, que mais tarde toma o habito e se torna Irmã fundando uma nova congregação religiosa na igreja com Espiritualidade Redentorista, assumindo a missão específica: O Seguimento de Jesus, junto à mulher prostituída.

E você, sente chamada ou chamado a construir seu projeto de vida? Onde Deus te chama?

Fontes:  Projeto de vida: amar e ser amado - 
Coleção Leituras e releituras  Luís González - Quevedo,SJ - Edições Loyola, 2001.
Histórico Fundadores - Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

Nenhum comentário: