quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Dia mundial da Paz

No dia 1º de janeiro comemora-se o dia mundial da paz. A data surgiu através do Papa Paulo VI, porém acontecendo pela primeira vez no dia oito de dezembro de 1967, convocando todos os homens de bem a celebrar essa comemoração, já a partir do dia primeiro seguinte.

A cada ano o Papa é o responsável por escolher um tema para ser lembrado nesse dia tão especial, pois com o início do ano renovam-se as esperanças de uma vida melhor para todos os povos. O primeiro tema proposto foi o da própria paz, onde o Papa Paulo VI deixou seu recado, dando significados à mesma. A partir de 1979 os temas foram escolhidos pelo Papa João Paulo II, ficando sob a sua decisão até o ano de 2005, ano de seu falecimento.

Durante esse período, foram abordados vinte e sete temas, sendo lembradas questões sobre o respeito às crianças, a discriminação, desenvolvimento, solidariedade, conflitos mundiais, pobreza, educação, perdão, justiça, direitos humanos, dentre outros.

Para o ano de 2015 o Papa Francisco escolheu como tema para reflexão a luta contra a escravidão no mundo contemporâneo, com o lema “Não mais escravos, mas irmãos". A proposta é promover ações contra o tráfico de seres humanos, em informe do vaticano.


Em várias ocasiões, Francisco classificou esta prática como uma praga do século XXI, convocando especialistas para discutir a questão e elaborar ações de combate ao tráfico humano.

Com isso, espera-se alertar o mundo sobre temas que promovam a paz, tornando a vida mais justa e solidária.




Texto com Adaptações.
http://www.brasilescola.com/
datas-comemorativas/dia-da-paz.htm
http://www.cnbb.org.br/



Nenhum comentário: