segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Final do Ano Litúrgico - Como a Igreja Católica organiza e vive o ano litúrgico?

Querid@ leitor@ desejamos informa-los que chegamos ao fim de mais um Ano Litúrgico na Igreja, louvando e agradecendo ao Deus da vida por tantas dádivas recebidas. E você deve estar se perguntando: “como assim, estamos ainda, em 29 de novembro, e ano não termina no dia 31 de dezembro?” É isso mesmo, para nós Cristãos da Igreja Católica, o Ano Litúrgico é diferente do Ano Cível.

No decorrer do ano celebramos e vivenciamos o mistério da vida de Jesus Cristo, desde a sua Encarnação no ventre da Virgem Maria, passando pelo seu Nascimento, Paixão, Morte, Ressurreição, até a sua Ascensão ao céu e a vinda do Espírito Santo. Enquanto civilmente se comemoram os fatos passados que aconteceram uma vez e não acontecerão mais.

O Ano Litúrgico, além da comemoração vivemos na atualidade, no dia-a-dia de nossas vidas, todos os aspectos da salvação realizada por Cristo Redentor. A celebração dos acontecimentos da Salvação é atualizada e torna-se presente na vida atual de cada cristão batizado e ativo na Igreja, testemunhando a sua fé. Portanto, o mistério maior celebrado neste ciclo é a Encarnação e o nascimento de Jesus, o Filho de Deus (é Natal do Senhor).

O Ano Civil começa em 1º de Janeiro e termina em 31 de Dezembro. Já o Ano LITÚRGICO COMEÇA NO 1º DOMINGO DO ADVENTO, quatro semanas antes do Natal, e termina no sábado anterior a ele, que neste ano é no dia 29 de novembro. Podemos perceber, também, que o Ano Litúrgico está dividido em “Tempos Litúrgicos”. É importante lembrar que o Ano Litúrgico é composto de dias, e que esses são santificados pelas celebrações litúrgicas do povo de Deus, principalmente pelo Sacrifício Eucarístico e pela Liturgia das Horas. Por esses dias serem santificados, eles passam a ser denominados dias litúrgicos. A celebração do Domingo e das Solenidades, porém, começa com as Vésperas (na parte da tarde) do dia anterior.

Dentre os Dias Litúrgicos da semana, no primeiro dia, ou seja, no Domingo (Dia do Senhor), a Igreja celebra o Mistério Pascal de Jesus, obedecendo à tradição dos Apóstolos. Por esse motivo, o Domingo deve ser tido como o principal dia de festa.

Cada rito litúrgico da Igreja Católica tem o seu Calendário Litúrgico próprio, com mais ou menos diferenças em relação ao Calendário Litúrgico do Rito romano, o mais conhecido. No entanto, para todos os ritos litúrgicos é o mesmo significado do Ano litúrgico, assim como a existência dos diversos tempos litúrgicos e das principais festas litúrgicas.

A Igreja estabeleceu, para o Rito romano, uma sequência de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos, nos domingos e nas solenidades. As leituras desses dias são divididas em ano A, B e C. No ano A leem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no ano B, o de São Marcos e no ano C, o de São Lucas. Já o Evangelho de São João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.

Nos dias da semana do Tempo Comum, há leituras diferentes para os anos pares e para os anos ímpares, tirando o Evangelho, que se repete de ano a ano. Deste modo, os católicos, de três em três anos, se acompanharem a liturgia diária, terão lido quase toda a Bíblia.

O Ano Litúrgico da Igreja é assim dividido:
  1. Ciclo da Páscoa
  2. Ciclo do Natal
  3. Tempo comum
  4. Ciclo santoral

Este Ano litúrgico da Igreja tem leituras bíblicas apropriadas para as comemorações de cada santo em particular, perfazendo um total de 161 comemorações. Destas, apenas 10 têm leituras próprias. Aí também estão as 15 solenidades e 25 festas, com leituras obrigatórias, as 64 comemorações necessárias e 94 comemorações facultativas, com leituras opcionais. O Calendário apresenta também 44 leituras referentes à ressurreição de Jesus Cristo, além de diversas leituras para os Santos, Doutores da Igreja, Mártires, Virgens, Pastores e Nossa Senhora.

Tempos litúrgicos
Os tempos litúrgicos existem em toda a Igreja Católica. Possui apenas algumas diferenças entre os vários ritos, especificamente em relação à duração de cada um e à data e importância de determinadas festividades. A descrição que se segue normalmente corresponde ao Rito romano.


Texto com adaptações feitas por Ir. Sirley OSR/ SAV


Nenhum comentário: