quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Rezar em comunhão com Cristo e a Igreja

“Pai Santo, guarda-os em teu nome,
O nome que me deste, para que eles sejam um,
Como nós somos um” 
(Jo 17,11).


Na nossa caminhada de oração, somos convidados a descobrir o caminho da unidade e comunhão com Cristo. A oração nos coloca em íntima comunhão com Cristo e os irmãos (Cf. 1 Cor 1,9); ela passa pelo caminho da Igreja, formando a comunhão com o corpo de Cristo. 

A Igreja é um lugar Sagrado, é a Morada de Deus, um lugar santo. É ali que Ele habita e a cada Santa Missa, Jesus renova seu Santo Sacrifício e se faz corpo e Sangue para nos dar a vida. Ali Jesus fica no Sacrário esperando a nossa visita.

Rezar com a Igreja é sentir-se profundamente na unidade oferecida por ela. O ato de sairmos das nossas casas para ir às nossas paróquias e comunidades é semelhante ao que fez Moisés, quando tirou as sandálias para entrar no território santo. Quando visitamos a casa de Deus, saímos do nosso orgulho, e comodismo espiritual para nos encontrar com o Deus que nos acolhe. Você não se encontra sozinho com a Igreja, mas em comunhão com Cristo e com os irmãos e irmãs. Dessa forma, nós nos tornamos, para o mundo, um sinal visível da unidade.

      Quando rezo, não rezo a “minha oração”, pessoal, mas a de uma comunidade orante, que vive com fé o chamado ao seguimento de Jesus, fazendo de sua vida uma oração de silêncio, de amadurecimento na fé, de confiança em Deus, que nos ama e nos revela o seu amor, realizada na continuidade da missão Redentora de Cristo.

        Em Cristo, somos chamados a ser um sinal de unidade, de comunhão orante com a igreja. Estar nesta comunhão, nos leva a um compromisso  transformador da realidade em que vivemos.

Para refletir
  1. Como você vive a vocação da unidade no mundo?
  2. Você tem rezado em comunhão com a Igreja?
  3. Em quais momentos tem experimentado, com maior frequência, a comunhão com Cristo em sua comunidade/paróquia?


Texto com adaptações:
Livro: Beber da fonte da Oração

Nenhum comentário: