quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O que é a oração?

“Vinde a mim,
Todos vós que estais cansados
E carregados de fardos
E eu vós darei descanso” (Mt 11,28).


O que é a oração senão experimentar, na praticado dia a dia, de nossos cansaços, o descansar com Jesus?

A oração não é uma realidade distante de nossa vida. Precisamos vivenciá-la na harmonia oferecida por ela. Gosto das palavras de Santa Teresa do Menino Jesus, quando a apresenta como uma experiência do coração. “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou em meio da alegria”.  Rezar é voltar e impulsionar o coração para Deus. Nesse impulso, ocorre o experiênciar Deus, que é o seu descanso, sua alegria, sua Paz.

Caro jovem, não esqueça que, sendo a oração o pulsar do coração para Deus, sua vida toda é direcionada para o amor de Deus. Imagino que você esteja cansado de carregar pesados fardos no seu coração, muitas vezes colocados por si mesmo. Se sua vida de jovem cristão está apática, sem uma parada para o pulsar do seu coração para Deus, reflita sobre isso e não tenha medo de abandonar-se na oração, de reconhecer-se pequenino diante de Deus. Coloque-se em oração e acolha esse dom oferecido por ele. 

O que é rezar senão comunicar-se com Deus por meio do amor e da amizade, acolhendo todo o seu ser na vida? Ele nos deseja e nos deseja e nós o desejamos. Vale lembrar o que disse santo Agostinho: “A oração, quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele”.  Deus espera que nos aproximemos dele por meio da oração. Tome consciência de que cada vez que você se sentir impulsionado a rezar, ele virá em seu auxílio, inspirando o seu coração a estar em plena comunhão com ele.

Rezar é sermos fortalecidos pela força de Cristo. AO contemplá-lo, aprendemos que a oração é uma relação de amizade, comunhão e acolhida do “eu” com o “tu”. Deus nos acolhe pela oração. No coração do Pai, estaremos guardados, seguros de que ele é nossa força. A oração é um encontro com Deus. O que mais deseja a criatura humana senão se encontrar com Deus? A oração cristã é o caminho para esse encontro. Você é um peregrino, “um mendigo de Deus” , que necessita ser saciado e cuidado por ele.

Não nos preocupemos com o que podemos nos deparar ao longo desse caminho: os desânimos, os desencantos, as dores... É fundamental persistir no desejo de peregrinar, de prosseguir no trajeto. A oração é esse caminho de aproximação da criatura humana a Deus. O nosso modelo é Jesus, ele é a criatura humana que mais se aproximou de seu Pai pela oração.

Caro jovem, reflita sobre sua vida e descubra que Cristo o convida para descansar nele. Ele assumirá suas dores e os possíveis fardos pesados de sua vida. Para isso, assegure o compromisso de ser um jovem orante, sem medo de se entregar a ele. 

Para Refletir:
1. Para você, qual é o significado da oração?
2. Como tem sido a sua experiência de oração?
3. Ao refletir sobre a sua vida, você percebeu que o amor de Cristo o envolve, tornando-se uma    
   presença viva em sai existência?

Texto extraído do livro: Beber da fonte da oração -  
Marcos Antonio dos Santos,CRL - 
Edições Paulinas, 2005

Nenhum comentário: