segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O grito da humanidade para Deus

“Escuta a voz de minha suplica
Quando te peço ajuda, quando elevo as mãos
Para teu santo templo” (Sl 28,2).


Em sua dimensão antropológica, a oração constitui um grito humano por Deus. Nela, o salmista expressa esta verdade: o ser humano continuamente se sente necessitado dele. “ouve a minha voz suplicante, quando eu grito para ti”.

No livro do Êxodo conta a história do povo que sofria no Egito, e Deus põe em prática a sua vocação, que era libertar o povo do sofrimento. Ele disse a Moisés: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, ouvi o grito de aflição diante dos opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos...” (Ex 3,7-8).

Neste trecho bíblico vemos o grito humano por Deus que se deu por meio da oração, onde com fé, aquele povo escravizado acreditava que poderia vir um messias para retirá-los daquela situação.
Todas as pessoas necessitam de Deus, cada uma do seu jeito, e esse sentir-se necessitado faz com que àqueles que realmente desejam caminhar com Jesus, abandone suas vidas nas mãos do Pai amado que nos acolhe em seu coração. 

O povo que clamou no livro do Êxodo teve uma atitude de entrega, à espera que a vontade de Deus fosse feita, e nós temos que nos abandonar na vontade do Senhor, pois quando rezamos, Deus se faz presente, escutando e vendo os nossos sofrimentos e descerá para libertar-nos da dor, e aos poucos nesta experiência, escutamos a Voz do Pai transformando todo o nosso ser em oração.

Que não tenhamos medo de fazer de nossas orações um grito por Deus, principalmente quando temos muitos desafios para enfrentar, sempre rezando com o coração. é preciso fazer da oração um grito do essencial que é Deus em sua vida comprometida com o Reino. Dessa forma, realizamos uma forte experiência de sua presença, que se manifesta em pequenos sinais do nosso viver. Grite a Deus com seu coração, com todo o seu ser.

Coloque-se numa atitude de peregrino. Esse é o primeiro passo para quem deseja prolongar-se ainda mais nesse caminho da oração. Seu grito é sua oração e a certeza de que Jesus se faz peregrino, “Caminhante com você” (cf. Lc 24,15).

Para refletir:
1. Como tem sido a oração em sua vida? 
2. Ela é um grito de desejo por Deus? 
3. Você tem consciência de que a sua oração é um grito de desejo por Deus?
4. Ao longo de sua caminhada, como tem sido a experiência de oração?

Texto com Adaptações.
Livro Beber da fonte da Oração-
Marcos Antonio dos Santos, CRL - Paulinas 2005
A oração dos simples - VOL2 - Henrique Cristiano José Matos.
Editora O Lutador - 1994

Nenhum comentário: