terça-feira, 9 de setembro de 2014

Especial Mês da Bíblia: Importância no Cotidiano

Descobrindo a Bíblia

A Bíblia serve para que as pessoas creiam em Cristo (João 20, 30 - 31), para ajudar os cristãos a caminharem (Salmo 118(119), 105), para nossa instrução (1Coríntios 10, 11) e para ajudar-nos a instruir, refutar, corrigir e educar na justiça (2Timóteo 3, 16). Ela é o próprio Deus que se revela a nós através de sua Palavra. Por isso devemos "acolher a palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem de Deus”. 

Ela é "viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4, 12). Além disso, "toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra" (2Timóteo 3, 16).

A Bíblia é a Palavra Viva de Deus. Precisamos ter a consciência de que "toda Escritura é inspirada por Deus" (2Timoteo 3, 16), "que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal" (2Pedro 1, 20) e também de que "nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras" (2Pedro 3, 16b). No Concílio Vaticano II nos exorta a viver esta Palavra que ilumina nossa vida e a história de fé da humanidade.

Não devemos ler a bíblia como se estivéssemos lendo um livro qualquer, mas sua leitura exige respeito, humildade e prudência. Por isso é importante participarmos de Círculos bíblicos, cursos de bíblia, etc, que facilmente podemos encontrar em nossas comunidades, paróquias e dioceses.

Rezando com a Bíblia

Para experimentarmos a presença de Deus, não basta somente conhecermos a Bíblia, é preciso coloca-la em prática de maneira fiel e criativa (Tiago 1, 22). A Bíblia precisa tornar-se parte de nosso cotidiano para ser fonte da nossa força, luz de nossa caminhada e objetivo de nosso trabalho.

"Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite" (Salmo 1, 2). Essa frase deixa clara a importância de Ler a Bíblia todos os dias, sem exceção. Assim como você alimenta o corpo todos os dias, deve também alimentar diariamente o seu espírito com a Palavra de Deus.

Frei Patrício Sciadini, OCD, aponta e explica cada uma das três atitudes fundamentais que precisamos ter dentro de nós quando nos aproximamos da Sagrada Escritura: "ela deve ser lida: lenta, atenta e amorosamente". 

1. Lentamente: Não somos acostumados a ler lentamente. Hoje temos quase uma "voracidade compulsiva" em ler muito e nem sempre absorvemos o que lemos. É muito importante na oração evitar essa fome de palavra, e ter mais cuidado na escolha do que lemos e ler lentamente, saboreando palavra por palavra, repartindo as palavras como se fossem uma fruta que queremos saborear e não apenas engolir;

2. Atentamente: Prestar atenção ao que se diz ou se lê. Para Santa Teresa, este é o segredo da verdadeira meditação. É preciso, diz ela, saber o que diz e para quem diz, para que seja verdadeira oração. A mesma pedagogia, devemos usar quando queremos compreender o que estamos lendo, para poder entender o seu sentido. Três perguntas podem ser úteis: "O que diz a Palavra? Para quem é dirigida? O que diz para mim hoje?". Essa releitura da Palavra é fundamental para, diante dela, não nos portar como espectadores ou visitantes de um museu, mas atualizá-la para a nossa vida.

3. Amorosamente: ler com amor, como se a Palavra ou texto fosse dirigido tão somente a nós. Essa personalização da Palavra é fundamental para que possamos ser "tocados" pelo espírito do autor que, quando escreveu, tinha uma finalidade: sermos gerados pela Palavra ouvida e meditada. Quando lemos algo com amor, isso produz mais fruto dentro de nós.

Ressaltamos que a bíblia não é a leitura corrida de um livro qualquer. Ela deve ser meditada, rezada e estudada. Para iniciar a leitura da Sagrada escritura, é bom acompanhar o livrinho Liturgia Diária, ou o folheto da missa, onde estão contidos as Leituras e Salmos Bíblicos. Se você preferir, pode começar a partir dos evangelhos ex. livro de Lucas, mas é interessante começar pelo Novo testamento e finalizar com Antigo Testamento para sua melhor compreensão.

Com todas essas dicas, lembramos que a Igreja propõe alguns passos simples e que nos ajudam a ler e meditar um texto bíblico: chamado Lectio Divina ou Leitura orante da Palavra. Abaixo segue uma imagem que pode imprimir e usá-la.


Então, o que é que você está esperando? Inclua a leitura da Bíblia no seu dia-a-dia, reze com ela e descubra as maravilhas que Deus deseja lhe contar.

Texto: http://rainhadosapostolosrccformacao.blogspot.com.br
Adaptações: Serviço de Animação Vocacional Oblata

Nenhum comentário: