segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Especial Mês Vocacional - Como Responder ao Chamado

Como Responder ao Chamado

Se você não existisse, ninguém iria notar sua ausência; nem notaria a ausência de qualquer outro ou outra que existisse. Mas, antes de existirmos, Deus já nos conhece e ama; por isso nos chama à vida. Somos suas criaturas, amadas e convidadas por ELE ao banquete da vida. 

Você deve estar se perguntando; "Se a vida já é vocação, então lhe devo uma resposta. Qual será a resposta que Deus espera de mim? Certamente a vida tem um sentido a descobrir, uma obra a realizar. E ninguém o faz em meu lugar".

Ser chamado por Deus nos coloca em movimento, nos faz buscar um sentindo, caminhantes que, de acampamento em acampamento, marcham a caminho de um destino desconhecido. O fundamento de toda vocação é certamente a fé, pois se trata de depositar nosso futuro em “alguém além de nós mesmos”.

Quem responde ao chamado, não responde por que um dia ouviu Deus como se ouve uma pessoa falando. A resposta para o convite de Deus vem de nossa fé, de um compromisso sagrado com a Vida, de quem a considera um dom de Deus confiado aos cuidados humanos. E para se ter fé  não é necessário  “ver e ouvir” com nossos olhos e ouvidos. A fé é simplesmente nossa adesão a Deus, não porque vemos e ouvimos fisicamente, mas porque “vemos e ouvimos” com nossos “olhos e ouvidos” da fé e do coração.

Para responder ao chamado é preciso ter fé, coragem e ousadia. Mesmo quando existem resistências e medos, não podemos nos conduzir a um impasse, pois este chamado nos levará a uma terra nova, que produzirá novos futuros e uma vida nova em Cristo. Sem dúvida, o chamado de Deus atravessa nossa história pessoal, nossas buscas, fracassos e aspirações secretas, porém a nossa resposta vem de nossa relação profunda e amorosa com Deus.

Quando alguém se coloca a servido do Reino, é porque acredita nele e sabe que ele chama a todos para uma missão. Ninguém é chamado para servir a si mesmo. Todo ser humano é convidado por Deus a assumir uma missão, a exercer um serviço em favor da comunidade. Não é a pessoa que cria sua vocação; ela descobre-se vocacionada para um ministério e, porque se sente amada por Deus, vai servir, vai trabalhar na messe do Senhor.

A vocação é um ato de liberdade e amor. Deus ao chamar, deixa espaço para que a pessoa vocacionada aceite ou não sua proposta. Isso nos mostra o quanto Deus nos ama e também nos respeita... mas ele continua chamando...

(fontes: http://www.procasp.org.br/ e Livro: "Ide e fazei discípulos meus!", Edson Adolfo Deretti - Ed. Paulinas).

Nenhum comentário: