terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Experiência de Retiro Kairós - Por Samara Lima

    
 A cada instante de nossas vidas, nos mais simples gestos Deus nos proporciona momentos de encontro pessoal com Ele. E neste processo dinâmico da vida, no processo da minha caminhada vocacional, e na atual experiência que  estou vivenciado externamente em preparação para a vida formativa em Comunidade interna na Congregação da Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, sinto em muitos momentos a presença amorosa de Deus. 

      Diante da certeza de que a vida é feita de escolhas, objetivos, metas e gestos concretos de cultivo pessoal, estive entre os dias 01 e 02 de Fevereiro de 2014, num Retiro para jovens da Arquidiocese de Goiânia com o Tema: Kairós. 

    Iniciamos com a Santa Missa, onde o Padre na sua homilia já nos apontava o caminho proposto para percorrermos, que era o ato de Retirar-se. Na adoração, momento de encontro com Deus, tudo tão simples, mas único. O Senhor falava ao meu coração e eu sentindo sua liberdade e abertura me entregava cada vez mais para que Ele pudesse falar...

      Foi emocionante, rezar a luz da palavra com o salmo 23 “O Senhor é meu Pastor e Nada me faltará”, e poder renovar todos os meus sonhos e projetos em seguir Jesus mais de perto. Ter a oportunidade de poder me confrontar com meus apelos, medos, desilusões, alegrias, confianças. E também ter a certeza de que Ele é meu Pastor, e nada vai me faltar. Pude perceber e fazer a experiência da ovelha que é cuidada e abrigada, que sente segurança e acolhimento ao ouvir a voz do pastor que chama pelo nome, não me deixa só e me traz proteção, a referência da minha vida.

    É desta forma que o Senhor faz com cada uma de nós. Tenho buscado esta certeza, coragem, segurança neste processo da minha vida.

      Ao fim da tarde, participamos de uma dinâmica na qual ficávamos presas à outra pessoa, e permanecer por um tempo juntas. Um desafio de estar junto com as mãos e pés amarrados, vivendo a experiência de caminhar ao lado, de acolher e entender as dificuldades do outro, ter paciência para esperar... A dinâmica foi algo profundo. Senti realmente um processo de aprendizado, me dando conta de que assim será também a dinâmica de conviver em família, em comunidade e na vida, acolhendo e rezando as minhas limitações, dificuldades e também todos os sentimentos deste momento.
      No Domingo nos foi proposto uma caminhada do local do Retiro até a chácara da Pedra, e sem calçados (que foi pedido) caminhamos pela estrada sentindo o chão, a terra que havia, e nesta hora me veio a passagem que relata: “Retire as sandálias pois este é território  é Sagrado”Durante a caminhada chegamos ao monte do Cruzeiro onde se encontra um Crucifixo de pedra no Alto da Chácara. No mirante um lugar incrível com a paisagem divina fiz a experiência de encontrar com o Cristo Crucificado à luz da palavra de 2 Tessalonicenses 3,5. 
                                                                                                    
     E aos pés da Cruz, tendo a certeza de que tudo começa e passa pela cruz, renovei minha caminhada, meu futuro, os sonhos de Deus e projetos que Ele tem para mim. 
Cantamos “Só por ti Jesus...” música que reflete também a essência da Vida Oblata. Uma Oblata é chamada a se consumir de amor como a Vela que queima no Altar. Mais uma vez Jesus confirmava ao meu coração o caminho que estou  seguindo. Até ao fim, Só Por te Jesus. 

   Foi um presente de Deus fazer a experiência do Retiro no dia que foi comemorado Mundialmente o dia da Vida Religiosa Consagrada. 

   E a nossa Congregação Comemorou 144 anos de Fundação, Entrega, Oblação, da manifestação da providência de Deus na Missão Oblata. Uma Obra de Amor que nasceu do Coração de Deus assumida com tanto Ardor pelos Fundadores, e que é Continuada por cada Irmã Oblata, leigos e Colaboradores desta Obra que formam uma grande família que caminha junto às mulheres no contexto da prostituição. 

      Todos juntos queremos nos consumir de Amor só por ti Jesus.


Samara Lima -Pré-Postulante Oblata.
Goiânia - Fevereiro de 2014.



Nenhum comentário: