Vocacional Oblata: Novembro 2013

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Experiência do Encontro de noviças e noviços Redentoristas- por Luiza Pralon

Dos dias 20 a 23 de novembro as noviças, juntamente com a Ir. Alejandra participaram do encontro de noviças e noviços da família Redentorista, onde foi um momento de integração da família e aprofundamento na vida daqueles que são as fontes de nossas Congregações, Santo Afonso e Maria Celeste Crostarosa. Neste encontro estavam presentes os Redentoristas, as Irmãs Mensageiras.

Luiza da comunidade Noviciado Santíssimo Redentor relata sobre a experiência no encontro de noviças e noviços da família Redentorista.



"O Encontro de noviças e noviços da família Redentorista, foi uma linda experiência de integração, partilha e comunhão vivenciados, onde tivemos a oportunidade de junto com os presentes aprofundar na espiritualidade da Redenção, principalmente visto na perspectiva da mulher: "O rosto feminino da Redenção".

Entramos um pouco na história e espiritualidade de Celeste Crosta Rosa, mulher de uma enraizada espiritualidade Redentora que respondeu seu Sim a Deus colaborando na fundação das Irmãs Redentoristas."




Noviças encerram primeira fase do curso de Teologia para a Vida Religiosa Consagrada

No dia 25 de novembro, as noviças encerraram mais uma etapa do curso de Teologia para a Vida Religiosa Consagrada, na faculdade Claretiano.

Ao longo de 2013, as jovens estudaram temas como: Antropologia, Cristologia, Mariologia, Trindade, liturgia, entre outras. Em 2014 elas começam uma nova etapa do curso com novas matérias.

"Foi um ano de enriquecimento nos saberes e de compartilharmos as diversas espiritualidades das Congregações representadas pela turma." - Afirma Evelyn, noviça da comunidade Santíssimo Redentor."


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Comunicado do Noviciado Santíssimo Redentor

Dos dias 20 a 23 de novembro, as noviças Ana Paula, Brenda, Evelyn, Luiza e Priscilla estarão num Encontro de noviças e noviços da Família Redentorista, para poder aprofundar um pouco mais sobre a Espiritualidade Redentora. Esta que é o cerne da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

"O coração está feliz, aberto e desejoso de se deixar configurar cada dia mais por este Cristo Redentor. Alegria também porque neste momento, Marlene (Postulante de Angola) que já está conosco. Contamos com as orações de cada uma/um e tenham certeza que vocês já estão nas nossas.

Um abraço carinhoso,
Comunidade Noviciado Santíssimo Redentor."

Irmãs Oblatas participam do 6° Encontro com as Redes da Vida Religiosa contra o Tráfico de Pessoas da América Latina e Caribe.

De 14 a 17 de Novembro aconteceu o 6° Encontro da “Rede Um Grito pela Vida” Rede da Vida Religiosa contra o tráfico de pessoas, em Brasília, Brasil; com a presença de Imãs e Irmãos das regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste; e que contou com a particularidade da presença de representantes a nível internacional, das Redes: KAWSAY – Rede da Vida Religiosa por uma sociedade sem tráfico de pessoas, com representação de Argentina, Uruguay, Colombia e Peru. Também a Rede RAMÁ- Rede da Vida Religiosa contra o tráfico de Pessoas, da América Central e Caribe. Com uma representante de El Salvador. Está presente também uma irmã que integra a RENATE- Rede Internacional Européia, da Vida Religiosa contra o tráfico e a exploração sexual, provinda de Berlim- Alemanha que também veio como representante da Rede  INTERNACIONAL TALITHA KUM, que é uma Rede integrada pelas diversas  Redes da Vida Religiosa contra o Tráfico, organizadas mundialmente.

Durante toda a jornada o clima de abertura e confiança ajudou no conhecer e compartilhar a caminhada realizada por cada núcleo; fortalecer a articulação e atuação em Redes  e refletir a missão e ações com base em Fundamentos Bíblicos, pedagógicos e políticos com a assessoria das Irmãs Tea Frigerio, Manuela Rodríguez Piñeres, OSR. Conhecer a experiência das regiões enchia nossos corações de entusiasmo e alegria, ao reconhecer os passos dados com seriedade e compromisso nos âmbitos da sociedade civil, os organismos governamentais, a Igreja e as Conferencias de Religiosas/os de cada país.
Foi realizado o pré-lançamento da Campanha “Jogue a favor da vida. Denuncie o tráfico de pessoas”, organizada para antes e durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Este é um convite a estabelecer ações que fortaleçam a visibilidade do Tráfico de pessoas durante os megaeventos esportivos, especialmente nos países de América Latina.

O momento mais emocionante do dia foi à apresentação oficial do Livro: “Um grito pela vida”, com materiais de várias autoras e autores que escreveram sobre mística e profecia a da Rede. Também conta com subsídios oracionais, litúrgicos, poemas, artigos, etc. que poderão ser utilizados em eventos da Rede e em formações de outras pessoas comprometidas na luta contra o tráfico de pessoas.

Na oração final rezamos: “Bem aventuradas/os aquelas e aqueles que acompanham o processo de crescimento. Elas e eles se alegrarão ao ver a planta florescer”. Ficamos com o coração agradecido, conscientes da necessidade da Vida Religiosa interagir com outras pessoas para enfrentar o Tráfico de Seres Humanos, e esse compromisso está crescendo em todas as regiões onde a Rede está presente.





terça-feira, 12 de novembro de 2013

Reunião da Equipe de Formação

A equipe de Formação esteve reunida na comunidade Nsa. Sra. Aparecida (SP) para avaliar as atividades desenvolvidas no decorrer deste ano, no acompanhamento com as jovens no processo do Aspirantado.

A reunião aconteceu no dia 10 com a presença das Irmãs Beatriz e Maria Helena e no dia 11 se juntaram à equipe as Irmãs Alejandra, Ivoni e Analita.

Sentimentos sobre o Encontro de leigos/as e religiosas em Argentina - Paula Araujo e Rosilene Costa

Nos últimos dias 02 e 03 de novembro, aconteceu em Buenos Aires – Argentina, o encontro de Leigos/as e religiosas Oblatas, promovido pelo Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, que reuniu representantes das Unidades do Brasil, Argentina, Angola e Uruguai.

Ir. Pilar Laria – Unidade Força Feminina – Salvador/BA, a Leiga Paula Araujo – do Serviço de Animação Vocacional Oblata – São Paulo/SP, e Rosilene Costa - Assistente Social do Projeto Antônia - São Paulo/SP, participaram do encontro representando as unidades e pastorais.


"A Participação do SAV e das Unidades Antônia e Força Feminina no “ENCUENTRO DE LAICAS/OS E RELIGIOSAS EN ARGENTINA”, momento especial para nós que representávamos uma pastoral/unidade, pois  tivemos melhor compreensão da Missão e Carisma Oblata, vimos que é algo muito além do que imaginamos e vivemos nas nossas realidade.

Foi muito importante o contato com outras pessoas que trabalham diretamente com as mulheres em situação de prostituição, e assim como nós, têm dúvidas, anseios e sonhos para realizar um trabalho cada vez melhor e transmiti-lo a todas as pessoas, mostrando que é um tema que tem que ser visto com um olhar diferente, sem preconceitos.

Percebemos que em cada lugar, as Irmãs Oblatas vivem a Missão e Carisma com muita força. Na Argentina, elas trabalham com escolas, onde professores e funcionários além de exercerem seus trabalhos formais, dão lição de voluntariado e solidariedade, atuando na formação de crianças e adolescentes. Fiquei encantada com a disposição deles, gostaria muito que aqui no Brasil tivéssemos voluntários que vestissem a camisa e se doassem conosco na missão Oblata.

Durante as atividades deste encontro e nas falas (quando as entendíamos com a ajuda de Irmã Pilar), percebíamos que tínhamos muitas questões em comum, mesmo com a cultura e a vida social diferenciada de cada país, nossas problemáticas e dúvidas são iguais. O que nos faz ser unidos ainda mais.

Entretanto esses desafios nos apontam para valores de espiritualidade, respeito e esperança que nos impulsiona para um norte em comum: Seja aonde for que tenha um projeto da Rede Oblata estaremos unidas no mesmo pensamento, intencionalidade e ações que levem às mulheres em situação de prostituição, à garantia e acesso aos direitos sociais, políticos e econômicos, pois não temos o caráter conservador e reformador de valores inerentes a sociedade ou a religião, mas sim o caráter visionário do Redentor que olha, vê e sente as mulheres em situação de prostituição de forma linear em sua dignidade de pessoa humana.

Agradecemos às Irmãs do Brasil pela oportunidade e a todas e todos que nos receberam e compartilharam deste momento único para nós."


Paula Araujo, Rosliene Costa e Ir. Pilar Laria