Vocacional Oblata: Julho 2013

terça-feira, 30 de julho de 2013

Sentimentos da JMJ



O Brasil e o mundo viveu intensamente a Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de janeiro de 23 a 28 de julho.

Durante estes dias podemos perceber que realmente a fé move os corações, que não há empecilhos para quem deseja sentir o amor de Deus. As ruas do Rio estavam tomadas por jovens, adultos, idosos e crianças que com suas famílias foram ver de perto esta experiência de ser cristão, de mostrar sua fé com orações, cantos, danças, gritos e pulos de alegria.

Era incrível, a cada aparição e fala de Papa Francisco aumentava o número de pessoas nas ruas, mesmo com algumas dificuldades nos meios de transporte as pessoas chegavam aos locais com um sorriso no rosto, fazendo festa e gritando "Esta é a juventude do Papa!".

A simplicidade, o sorriso e o olhar de Francisco transformou a vida de muitas pessoas, até mesmo daqueles que não são católicos, que vivem outra religião. "Deus fala no Papa", frase de uma moça na praia de Copacabana.

Nós do SAV Oblata juntamente com as irmãs da comunidade Nazaré, sentimos e vivemos de perto esse fato histórico para a nossa Igreja no Brasil. Agradecemos a Deus por esta riqueza, esta alegria sem tamanho que estamos sentindo.

"Foi uma riqueza, uma bênção para todos nós a vinda do Papa Francisco e a JMJ". - Irmã Trindad da Comunidade Nazaré, viu o Pontífice no hospital São Francisco (Tijuca) e na Catedral do Rio de Janeiro

"Lindo demais, né? Quantos jovens nas ruas, que coisa bonita. A missa que eu fui lá em Aparecida foi muito bonita. - Irmã Euphlorzina da Comunidade Nazaré que participou da Missa celebra por Papa Francisco em Aparecida.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Feira Vocacional


A Quinta da Boa Vista na zona Norte do Rio, durante os primeiros dias da jornada mundial da juventude, esteve repleta de jovens e famílias que foram conferir as tendas vocacionais e as atividades culturais na feira vocacional, onde a família Oblata está presente divulgando a Congregação e a espiritualidade no stand Redentorista.

O stand recebe visitas de jovens de todos os lugares do mundo e o que chamou nossa atenção foi que muitos deles nos pediam oração e falavam sobre seus questionamentos vocacionais, e que com a jornada suas inquietações estão aumentando.


Em nossos stands havia religiosos que falavam outras línguas e isso facilitou a abordagem com os jovens que vinham principalmente de países de língua espanhola. Nós Irmãs oblatas estávamos com materiais em três idiomas diferentes: Português, Espanhol e Italiano e notamos que os jovens, ao perceber que tinham materiais em seu idioma ficavam muito felizes.

















Cerimônia de abertura da JMJ


Participamos da Missa de abertura da JMJ na praia de Copacabana, presidida pelo Bispo Dom Orani Tempesta, onde o mesmo dizia para aproximadamente 1 milhão de pessoas que "Este é um momento único, de comunhão onde tinham jovens da terra inteira reunida".

Foi um verdadeiro Pentecostes, onde não haviam fronteiras, todos falavam uma única língua, a linguagem do amor.

Isso é JMJ!


 

 

 

 

 

Chegada do Papa Francisco no Rio de Janeiro


Na segunda-feira dia 22 de julho, Papa Francisco desembarcou na cidade do Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude. A alegria e a emoção contagiou a todos os que estavam presentes, as ruas ficaram tomadas por um mar de pessoas, que esperavam a passagem do Pontífice.

As Irmãs, noviças Oblatas e Maria Piedade estiveram presentes neste momento tão especial para elas como Oblatas e para a Igreja do Brasil.




quarta-feira, 24 de julho de 2013

Preparação para Feira Vocacional na Quinta da Boa Vista




No dia 22 de julho uma parte da equipe Oblata passou o dia na Quinta da Boa Vista ornamentando a tenda Vocacional que funcionará todos os dias durante a Jornada, com confissões, shows, entre outras atividades para os visitantes.                            








Comunidade Nazaré acolhe peregrinos de Filipinas

Irmãs e Marias acolheram no inicio da Jornada Mundial da Juventude alguns peregrinos das Filipinas, que antes de irem se hospedar numa paróquia em Copacabana vieram conhecer as Irmãs Oblatas.

Uma experiência única e muito divertida, onde celebramos a comunhão de fé e unidade, fortalecendo nossos laços e vivendo o mandamento de amar nossos irmãos com alegria e dedicação.

Isso é JMJ!






Jornada Afonsiana



Mais de mil jovens e religiosos Redentoristas de vários locais do mundo se reuniram no dia  22 de julho no Santuário Nacional de Aparecida para participarem da Jornada Afonsiana.

Com o lema; “Jovens ide anunciar o Redentor” e Tema “Discípulos de Jesus Cristo, missionários com Santo Afonso",  o Superior Geral da Congregação Redentorista Michael Brehl deu boas vindas aos peregrinos Redentoristas e iniciou a programação do dia. 

Num clima de JMJ, víamos pela cidade de Aparecida, bandeiras, cantos e sorrisos vindos de muitos países, todos entusiasmados pela Jornada Mundial da Juventude e pela visita do Papa Francisco ao Santuário Nacional. 

Animados pela equipe da Pastoral Vocacional Redentorista, os jovens curtiram os shows da Banda Diaconia e do cantor Maércio Lopes, aproveitaram para conhecer as congregações participantes da tenda vocacional e para fizeram algumas comprinhas de lembranças do evento e do Santuário.

A tarde, participaram da consagração a Nossa Senhora Aparecida presidida pelo padre redentorista Tiago Melo e após da missa no Santuário Nacional celebrada pelo padre Michael Brehl e concelebrada pelos missionários redentoristas do Brasil e de diversos países.


Foi um momento especial e importante para nós do SAV Oblatas, de ter a oportunidade de conhecer e conviver com jovens que comungam da mesma fé, com suas culturas e linguagens diferentes. Fazer a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor ser conhecida por muitas pessoas ao redor do mundo.



Que presente sermos convocadas para esta missão! E que bom que esta foi cumprida!
E que venha a JMJ!! Muito trabalho de Evangelização, divulgação e muitas amizades para fazer!

Paula Araujo e Evelyn Caroline.