sexta-feira, 10 de maio de 2013

RETIRO COMUNITÁRTIO NA COMUNIDADE NAZARÉ - RJ


No início do mês de abril dos dias 17 a 19, as Irmãs e Marias da Comunidade Nazaré do Rio de Janeiro participaram do retiro comunitário rezando com o tema “Preparando o caminho para a casa do Pai", com assessoria do padre jesuíta José Maria Fernandes.

Foram dias de oração reconhecendo que o caminho para a Casa do Pai é um caminho de esperança e experimentamos vários momentos de encontro pessoal e profundo com Deus através da oração, começando com uma pergunta: - o que mudou na comunidade de Jesus depois da Ressurreição? A experiência pascal o que ela significa para mim?

Pe. Fernandes fez algumas colocações que nos ajudaram a aprofundar o tema como: a força da fé, conhecer a si mesma desde o sentido do corpo, a construção da nossa identidade, a consciência perante Deus e as decisões fundamentais que temos que tomar na vida. Tudo isso vai preparando o caminho para a Casa do Pai.

Numa de suas reflexões colocou-nos o porquê a morte, como viver a esperança, o que significa a cruz na nossa vida, a morte de Jesus e a prova da Ressurreição, ajudando-nos a reconhecer que fazemos experiências de morte na VIDA.

Outra reflexão foi com respeito ao trabalho do luto que, segundo ele, é um processo em oito passos: linguagem simbólica, lidando com a perda, o pré luto, o momento do choque, os mecanismos psíquicos, o após a morte, a ausência e presença e a interiorização.

Esses dias de oração e reflexão não terminaram com o encerramento do retiro porque é um tema que nos pede continuar rezando no silêncio do nosso coração, na certeza de que temos que reinvestir na vida, conscientes que é vivência do cotidiano que nos prepara para o encontro na Casa do Pai.

Irmã Trinidad conta um pouco da sua experiência:

“O retiro foi muito bom. O padre falou muito bem com muita delicadeza e carinho. Aproveitamos bem e aprendemos muita coisa boa para a nossa fé. Neste momento da nossa caminhada, na melhor idade e reconhecendo as nossas limitações, seguimos nosso chamado e vocação, nos preparando para o encontro com o Redentor! Com muita fé vamos em frente! 

Nenhum comentário: