terça-feira, 26 de março de 2013

FAZENDO MEMÓRIA DOS MÁRTIRES

Dom Oscar Romero


Ontem 24 de março fizemos memória dos 23 anos do martírio de Dom Oscar Romero, que foi assassinado enquanto celebrava a missa de aniversário da morte de um amigo na capela do Hospital da Divina Providência. Durante a homilia, Dom Romero dizia:

"Quem quer que ofereça a vida por amor a Cristo, e a serviço de outras pessoas, viverá como a semente que fenece (...) Que esse corpo imolado e esse sacrifício de sangue por todos nos alimente para que possamos oferecer o nosso corpo e o nosso sangue como fez Cristo, trazendo assim paz e justiça para o nosso povo. Reunamo-nos, portanto, na fé e na esperança deste íntimo momento de oração." (Momseñor Oscar A. Romero: Su pensamiento, VIII,p. 383-84, homilia de 24 de março de 1980).

Com essas palavras, Romero tombou no chão, mortalmente ferido por uma única bala de arma do seu assassino que perfurou-lhe o coração no momento em que ele erguia o cálice de vinho no ofertório da missa.
Celebração dos/as Mártires

Assim também, um mês atrás, estivemos participando da  celebração dos/as Mártires no Centro Pastoral são José do Belém que foi promovida pela Comissão Justiça e Paz Irmã Dorothy e Vida Religiosa Inserida – CRB São Paulo. O grupo reuniu-se para fazer memória e celebrar a vida doada de tantas pessoas que derramaram seu sangue na luta pela justiça. Lembrou-se, especialmente, dos oito anos de martírio de Irmã Doroty Stang, assassinada no dia 12/02/2005 em Anapu, no Pará.

Ir. Dorothy



Celebração dos/as Mártires






Celebração dos/as Mártires    




Nenhum comentário: