quinta-feira, 28 de junho de 2012

Comunidade Nazaré celebra aniversários de congração das Marias



Num clima de alegria a comunidade Nazaré comemorou no dia 16 de junho os 50 anos de consagração mariana de Maria Aparecida e no dia 21 de junho, os 70 anos de consagração mariana de Maria Piedade.

Com uma celebração presidida pelo Pe. Francisco, toda comunidade agradeceu a Deus pela vida das Marias que com carinho, dedicação e criatividade em todos esses anos, fizeram e fazem a comunidade Nazaré ser muito mais florida e especial.

Maria Piedade expressa ao celebrar seus 70 anos de consagração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

“Foi uma alegria, pois é marcante chegar a 70 anos de Consagração é quase fato notável. Eu achei uma grande coisa que temos que comemorar mesmo!”

Nós, do Serviço de Animação vocacional parabenizamos as Marias! Que o Redentor Ilumine a caminhada de vocês, e agradecemos tanto carinho e atenção. 



quarta-feira, 27 de junho de 2012

Vocacional Oblatas e Comunidade Betânia recebem visita


O Serviço de Animação vocacional recebeu a visita da Conceição Aparecida Bertelli, no dia 12 de junho, onde conheceu Ir Roseli promotora vocacional e suas irmãs de comunidade.

Alguns dias depois, a mesma voltou para conhecer as postulantes na comunidade Betânia, durante os dias da Assembléia da Região Sul. 

Foi um momento conhecimento mútuo, “tira-dúvidas” e partilha sobre a busca e as inquietudes vocacionais.  Aproveitaram também para um passeio pelo Parque do Ceret –Tatuapé-SP.




    

“Defender a vida é nossa missão!”

A Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Recife –, realizou de 08 a 10 de junho de 2012 no município de CARPINA-PE o 1º Nordestão da Rede um Grito pela Vida.  

Com o tema: “Diga não ao tráfico de pessoas!” e o lema: “Defender a vida é nossa missão!”, 73 pessoas participaram e refletiram sobre a questão do tráfico de pessoas no Brasil e no mundo.

Pela primeira vez no nordeste, a Rede um Grito pela vida, apresentou sua memória histórica com a assessoria de Roseli Consoli do Prado - Irmã Oblata do Santíssimo Redentor e membro da coordenação nacional.

Continuando o “Nordestão” , Drª Jeanne Aguiar Pinheiro (Advogada e coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Pernambuco), refletiu sobre a temática: “O Tráfico de Pessoas: Um olhar sobre a realidade.” Irmã Gabriella Bottani (Missionária Comboniana e membro da coordenação nacional da Rede um Grito pela Vida e da Rede Internacional Thalita kum) desenvolveu a temática: “Copa do Mundo: Grande Evento e Grandes Empreendimentos”. Um dos momentos fortes, foi quando Maria de Fátima Evangelista (leiga do Recife-PE) socializou sua experiência na Alemanha.

No final do encontro foi elaborado uma carta que será enviada aos bispos dos Regionais Nordeste da CNBB, e para Dom Damasceno –Presidente da CNBB, solicitando que  o tema da CF 2012, seja o Tráfico de Pessoas e o trabalho escravo.

       

terça-feira, 5 de junho de 2012

Diário de bordo - Semana Vocacional em Piranga - MG

Desde a última sexta-feira, 25 de maio, Religios@s, Padres, Missionários e Leig@s se deslocaram de suas casas/comunidades e de seus trabalhos para participar da Missão Vocacional Redentorista em preparação à ordenação do diácono André Luiz, C.SS.R, na cidade de Piranga - MG. 
Paula Araujo do Serviço de Animação Vocacional, partilha conosco um pouco da experiência.


"Depois de algumas horas no avião de São Paulo até Confins, depois no ônibus de Confins até Belo Horizonte e por fim, outro ônibus até a cidade de Piranga, região da Zona da Mata no estado de Minas Gerais, cheguei. Muito bem recebida, fiquei instalada na casa de Dona Lica, uma senhora de seus 70 e poucos anos, muito ativa e alegre que participa na comunidade.


Piranga num primeiro olhar, parece àquelas cidadezinhas de novela, com a Igreja Matriz de frente para a praça que tem um lindo coreto. A vista que se tem das casas é de belas montanhas e muito verde. O povo piranguense, é muito receptivo, com pessoas super animadas e ansiosas com a missão, pois já não acontecia uma há mais de 10 anos.

Trabalhei nas redondezas da Igreja Matriz com uma equipe formada por dois padres e três seminaristas, todos redentoristas. Tinha mais gente espalhada pela cidade e na região rural, todos fazendo visitas às famílias, às escolas, promovendo encontros com jovens, divulgando a semana vocacional na rádio local, entre outras atividades.

Gostei muito de visitar as escolas de educação infantil e as de ensino fundamental, ensino médio e a APAE. 



Foi muito gratificante poder falar sobre a missão e principalmente do Amor de Deus para os pequeninos que são tão receptivos e participativos. 



Outra surpresa boa foi com os jovens. Pensando no primeiro encontro com eles na noite do domingo dia 27 de maio, decidimos por não convidá-los para um 'Encontro de Jovens', mas sim para um 'Bate papo', com uma proposta diferente. A surpresa foi imensa!! A sala lotou de jovens. Para a nossa sorte a proposta foi muito bem aceita, em meio a brincadeiras e músicas do cotidiano deles, falamos sobre a importância de querer uma vida melhor e não desistir dos sonhos, enfim falamos sobre o sentido da vida.





Os dois encontros que tivemos foram muito divertidos, jovens que não participaram no primeiro, estavam lá no segundo, curiosos para saber "qual é" daquele pessoal.

A semana até que passou rápida, porém foi produtiva. As celebrações muito bem preparadas pelas equipes paroquiais e com ricas homilias feitas pelos padres Ricardo e Vanderley. A presença de grande parte da cidade de Piranga enriqueceu mais ainda a semana, assim como a “reza do terço” todos os dias as 05:30 da manhã.


 Assim como a equipe, eu espero ter colaborado mais um pouco para a construção do Reino. Agradeço as Irmãs Oblatas por me darem esta oportunidade de poder crescer mais na minha profissão e também como pessoa, aos meus próximos que apóiam meu trabalho e aos amigos que fiz lá em Piranga. 'Já to com cadin de saudade sô!' Mas em breve vamos nos encontrar nesse trem que é a vida, uai!”  -  
Paula Araujo

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Celebrando Pentecostes com a Juventude

As Irmãs Oblatas de São Paulo marcaram presença junto a juventude na celebração de Pentecostes na Arquidiocese de São Paulo, dia 27 de maio, na Catedral da Sé, centro da capital.

“Ungidos pelo Espírito, somos comunidade de discípulos de Cristo”. Este foi o tema da celebração que reuniu cerca de  1,5 mil jovens vindos de paróquias regiões episcopais da capital paulista. Durante a celebração houve cantos, apresentações e o crisma de 31 jovens. 

Parte desta celebração também foi marcada por uma réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o lançamento do o hotsite da Semana Missionária - Pré-JMJ Rio 2013.

Quer saber mais? Acesse:







                      

                      

                       

Irmãs participam da Vígilia da Unidade



  


Na véspera da festa de Pentecostes (26 de maio) as irmãs Alejandra, Ivoni, Florinda, Lucia Alves e Roseli participaram da Vigília da Unidade, no Pateo do Colégio no centro de São Paulo.

Promovido pelo Anchietanum, o evento é um espaço de oração e reflexão sobre as questões do ecumenismo. Um momento de forte espiritualidade e mobilização em favor do Diálogo Ecumênico, em sintonia com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Durante a vigília acontecem cantos e orações da comunidade ecumênia de Taíze, sendo uma oportunidade para os jovens que participam, conhecer, vivenciar a experiência da espiritualidade Ecumênica.


Assista neste vídeo um pouco de como é a Vigília da Unidade: