terça-feira, 27 de março de 2012

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

Ir. Roseli

Dentro das etapas de discernimento pessoal que é feito aqui no SAV - Serviço de Animação Vocacional, temos as visitas, onde a promotora vocacional vai ao encontro da jovem que está realizando  o processo de busca vocacional. E nesta última sexta-feira (23), Irmã Roseli foi conhecer duas jovens no nordeste, nas cidades de Ibicuí e Tanque Novo, no interior da Bahia. 

Saiba mais sobre o processo de Animação Vocacional Oblata!

Acesse



segunda-feira, 26 de março de 2012

Seminário de Reelaboração da Proposta pedagógica


De 20 a 22 de março, na Comunidade Betânia-SP, as equipes dos Projetos Pastorais que formam a Rede de Pastoral Oblata estiveram reunidas para refletir os métodos e etapas de trabalho que são desenvolvidas com as mulheres em situação de prostituição, contando com a assessoria de Daniel Rech.




Foram momentos importantes para recriação da metodologia de trabalho e também de oração para fortalecer e aprimorar ainda mais a missão deixada por Padre Serra e Madre Antonia.




Marketing e Pastoral Vocacional




Irmã Roseli participou no dia 17/03 do curso “Marketing e Pastoral Vocacional” no Centro Rogate do Brasil.

Com assessoria de Pe. Tom Vianna, da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, o curso visa aproximar os animadores e animadoras vocacionais das estratégias de marketing combinando-as com os passos do itinerário vocacional, principalmente na área do despertar.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Feliz Aniversário Ir. Beatriz e Ir.Josefina!!

Ir. Maria Beatriz

Como communities Nazaré-RJ e Nsa Sra Aparecida-SP amanheceram los Hoje festa, POIs, como Irmãs Maria Beatriz e Josefina Platero celebram Mais um Ano de Vida.

Nós do Serviço de Animação Vocacional, ESTAMOS festejando com ELAS e desejamos TODAS como alegrias e bênçãos de Jesus Redentor na Caminhada oblata!
Agradecêmos a Deus Pelo Dom de SUAS VIDAS doadas Com Amor uma missao e Pela Alegria contagiante QUE NOS experimentamos nd convivência diaria.

Muitas Felicidades!

Um grande Abraço !!!
Ir. Josefina


                         

sexta-feira, 16 de março de 2012

Homenagens à Madre Antonia



"Para MIM, é Celebrar a Ação de Deus na Caminhada Dela. 
A História de alguém que testemunhou SUA Fé e deixou Deus atuar em SUA Vida Como Herança o seguimento de Jesus Redentor. Celebrar a Vida de Coragem, o zelo,  a determinação Que Ela Teve e a Abertura ao Deus  que convoca e Chama a uma Missão". - Ir. Josefina 















"É uma Grande alegria Celebrar o nascimento de UMA corajosa Mulher, lutadora, que soube Viver SUA Vida na Fé. Uma Mulher Humana que amava como Irmãs, e dedicada à Missão soube dar uma "Reviravolta" em sua Vida, Respondendo Sim a Deus."- Ir. Florinda














"190 anos de Madre Antonia, para mim, tem um significado muito forte. Além de eu Ter uma Graça de Fazer Aniversário no mesmo dia,  tenho o Exemplo da Mulher sonhadora que ELA foi.
Na História da Caminhada de Antonia, me Chama a Atenção a humildade Dela, a garra, e a perseverança Que Ela Teve. 
E neste dia,  retomo o Sonho Dela e trago para Minha Vida. 
Me sinto Mais Próxima do Sonho de Madre Antonia. Eu tenho Muito Orgulho de Poder dar continuidade Neste Sonho ". - Ir. Lúcia Alves

Homenagem das Postulantes

Click na Imagem Para Melhor visualização

190 anos Madre Antonia



No mês de março a nossa Congregação de Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, está celebrando os 190 anos de nascimento da nossa Fundadora, Antonia Maria de Oviedo Schönthal, a “Madre Antonia Maria da Misericórdia”, nascida em 16 de março de 1822.

Fazer memória de Madre Antonia é, para nós irmãs, reviver o processo de uma mulher intelectual do século XIX, mulher de fé, sensível aos irmãos e à realidade, que depois de um processo de conversão se abriu a um grande desafio emergente em sua época na Espanha: a situação de muitas mulheres que ingressavam na prostituição neste período de Revolução Industrial. Um registro de meados de 1863 nos conta na cidade de Madri “andavam pelas ruas, doze mil jovens belas, dotadas de encantos que lutam contra os horrores da miséria, sofrem a ameaça de fome e para sobreviverem vendem seu corpo”.

Antonia nesta época era professora das três princesas da Corte Espanhola, mulher terna e firme, de cultura ampla e profunda orientação religiosa, bastante instruída tanto em religião como em ciências, história, geografia, pintura, música, e além disso dominava cinco idiomas.

Dom José Maria Benito Serra, homem que tinha uma visão clara sobre os problemas sociais existentes, a sensibilizou e a convidou a ampliar seu olhar para esta realidade excludente da prostituição feminina e ajudá-lo a fundar uma casa de acolhida que fosse um porto de salvação para o naufrágio, uma escola de virtude, uma oficina de capacitação, na qual as jovens marginalizadas pela prostituição pudessem se formar para ocupar uma posição honrada na sociedade.


Antonia ficou perplexa com tal convite e enfrentou um duro e grande combate espiritual. Depois de rezar na capela de Nossa Senhora do Bom Conselho se dispôs a começar a fundação com Dom José Benito Serra abraçando esta bela, mas dura e difícil missão. Assim, em 1870 surge a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor como resposta ao clamor da mulher que vive no contexto de prostituição.

Desta maneira Pe. Serra e Madre Antonia assumiram a responsabilidade histórica de proclamar o Evangelho que é humanização e libertação para a mulher prostituída.

Hoje, nós Irmãs Oblatas, atualizamos este projeto de vida em nossa missão e estamos atentas às transformações econômicas, sociais, políticas e culturais, que produzem um avanço da pobreza e dos fenômenos migratórios que afetam as mulheres em situação de prostituição.

Nesta data festiva agradecemos toda esta “herança humanizadora”, esta Proposta Redentora que Antonia Maria da Misericórdia deixou para as mulheres, para a congregação, para a sociedade e Igreja de seu tempo, que segue atual e vigente para nossos dias.

Ir. Roseli Consoli

¿Hablas español?




Como Jovens do Postulantado iniciaram Nesta Semana (13/03) 
como Aulas de Espanhol, e nn CONTAM hum pouco Desta Novidade na Comunidade Samaritana los Belo Horizonte.



"Dia 13 de março tivemos Nossa Primeira Experiência los Comunidade com a Língua Espanhola. E Como Tudo Isto É nn FAZ refletir SOBRE Nossa nova Realidade enquanto Província / Região.

ASSIM, o Espanhol POR UMA Ser Língua Muito Próxima A Nossa, nos Facilita na Questão de trocadilho, Tanto o Que se Fala O Que Como se escreve, mas na Hora da Fala .... Assim, Jesus, E Muito Mais Complexo do Que se parece. PODEMOS E, Bem POR ALTO, E perceber Como Difícil parágrafo OS Estrangeiros de chegada EM Outro país.


UMA FOI aula descontraída e Prática. O professor de nn envolveu Muito na Dinâmica relacionado à Língua coloquial e formal. E AINDA Mais, teremos Um Dia na Semana Dedicado Totalmente AO Espanhol Dentro de casa ".

Homenagem: “A mulher que faz a diferença na zona sul”.



Associação Comercial de Santo Amaro Junto com o Conselho da Mulher, comemoram o dia internacional da Mulher Durante TODO o Mês de março com Eventos Gratuitos e promovendo UMA Homenagem ÀS Mulheres Que fazem a Diferença na Região Sul de São Paulo.

Este reconhecimento Acontece POR Meio de UMA banca julgadora da COMISSÃO organizadora das comemorações do Mês da Mulher. Algumas Organizações São convidadas a INDICAR Mulheres para a referida Homenagem. Este Ano o CCM (Centro de Cidadania da Mulher) indicou Ir. Lúcia Alves do Projeto Antonia, FOI Como homenageada a "A Mulher Que FAZ a Diferença na Zona Sul".

Dizeres Ela recebeu placa comemorativa com UMA SO:

"Dinâmica Uma Mulher, Empreendedora, agregadora that FAZ fazer Seu afazer Diário beneficio a TODAS e Todos Que estao AO Seu Redor".

"ESSES dizeres se estendem a TODAS da Equipe do Projeto Antonia ea CADA UMA das Mulheres atendidas Pelo Projeto, POIs CADA UMA NA SUA Realidade E Dinâmica, Empreendedora e agregadora "

Parabéns Ir. Lúcia e Projeto Antonia, Pelo belo reconhecimento.

Jovem visita o SAV Oblatas



O Serviço de Animação Vocacional recebeu a Visita da Jovem Beatriz Nunes, Nesta segunda- feira (12/03). Apos Conhecer a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Ir. Roseli e ela  fizeram um momento de mística e partilha das buscas da mesma para um Projeto de Vida.  




Agradecemos uma Visita de Beatriz Compartilhando alguns materiais Que PODEM Ser Usados ​​no Grupo de Jovens, Onde Atua.

Comunidade do Postulantado está em festa!



Uma nova etapa na caminhada vocacional das jovens Luiza Pralon e Priscilla Fernandes, 
que no último dia 09/03 começaram a fazer parte da comunidade do Postulantado.

Depois subiu à montanha, e chamou a si os que ele queria, e eles foram até ele” Mc 3,13.

E elas foram até Ele...
Subimos a montanha. Escutamos. Sentimos. Partilhamos. Respondemos:
 - Sim...
Esta foi à resposta dada na montanha na intimidade com o Senhor e também a resposta dada para o mundo, para a fraternidade, para a vida, para a nossa realidade de mulher para mulheres em busca de liberdade.
Depois de uma manhã de retiro orientado por Ir. Ivoni, onde tivemos a oportunidade de silenciar e ouvir a voz do Senhor, nós estivemos reunidas na parte da tarde para a celebração de entrada no Postulantado de Priscilla Fernandes e Luiza Pralon e a continuidade de Ana Paula Assis e Evelyn Caroline.

Para este momento tão especial tivemos a alegria de contar com a presença de ir. Sirley e Ir. Amélia que chegara a pouco em sua nova comunidade em BH. Com elas todas as irmãs se fizeram presente neste momento.

Resta-nos agradecer como parte do corpo, a cada uma pelas orações dedicadas neste momento que para nós é tão especial.

Projeto Antonia participa de palestra na Universidade de Santo Amaro


Palestrantes

A Universidade de Santo Amaro (UNISA), promoveu no último dia 12 de março um evento em comemoração ao dia Internacional da Mulher, intitulado de “Momento cultural (história, música e poesia em homenagem às mulheres)”.  Ir. Lúcia Alves da comunidade Nsa. Sra. Perpétuo Socorro, foi convidada pela Profª. Doutora Marlene A. Ataíde, do curso de Serviço Social para compor a mesa temática com os seguintes temas:  






- Mulheres em situação de prostituição na região central de Santo Amaro
- O significado do trabalho com mulheres infectadas com o vírus HIV 
- Ser uma travesti: do preconceito à aceitação - Palestrante
- A mulher negra: suas lutas e conquistas no desempenho do papel intelectual
- Mulheres vítimas de violência doméstica – Palestrante
- O desafio do trabalho numa instituição totalitária chamada FEBEM

Ir. Lúcia



Representando o Projeto Antonia, Ir Lúcia falou sobre o perfil e a realidade das mulheres em situação de prostituição no bairro de Santo Amaro. Também abordou temas como os locais (privês, boates, rua e praça) e as condições onde elas exercem a prostituição, e sobre a atuação do Projeto Antonia na Região da zona sul de São Paulo.






Irmãs Lúcia Alves e Lúcia Webler

Este ano o projeto Antonia fechou parceria com a faculdade de Serviço Social da UNISA com objetivo de realizar uma pesquisa sobre a prostituição na região de Santo Amaro e formalizar a atuação de estagiárias de serviço Social dentro do Projeto Antonia. 

A professora e Dra Marlene A. Ataíde será a coordenadora da pesquisa. Junto com algumas das integrantes da equipe do Projeto Antonia, se está elaborando o projeto de pesquisa que será desenvolvido pelas alunas e alunos do curso de serviço social com o apoio do Projeto Antonia.

                          
                              Regiane Asst. Social do Projeto Antonia, Ir Lúcia e Ir. Manuela

Notícias do Projeto Antonia




A equipe do Projeto Antonia, representada pela Ir. Lúcia Alves, participou da palestra sobre o "Panorama da Violência - A mulher no Brasil e no Mundo" na Ordem dos Advogados do Brasil Subseção do bairro de Santo Amaro.

A palestra foi proferida pela Dr, Rosmary Correa (Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina  e Gestora Executiva do Estado de São Paulo, do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher).


O tema foi abordado com profissionais da área da justiça, voltando o olhar para a Lei Maria da Penha, sua evolução e aplicação, focando a eficiência que a lei tem quando se é bem aplicada e a despreparação dos profissionais da justiça quanto as normas da Lei.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Feliz dia da Mulher!


II Encontro Nacional dos Institutos “Afiliados” a Espiritualidade Redentorista


As Irmãs Analita, Florinda e Roseli participaram do II Encontro Nacional dos Institutos “Afiliados” a Espiritualidade Redentorista nos dias 28/02 a 01/03/2012 em Aparecida – SP, que contou com as 19 representantes dos “Institutos Afiliados”: Monjas Redentoristas; Irmãs Oblatas do Ssmo. Redentor;  Filhas de Nossa Senhora de Fátima;  Irmãs Mensageiras do Amor Divino; Pia União das Irmãs da Copiosa Redenção e a Congregação do Ssmo. Redentor.

Na abertura do encontro, Pe. Victor Hugo Lapenta, expressou sua alegria com a realização deste evento, pois para ele “o caminho da vida religiosa é a comunhão, o somar forças, a integração e não viver cada Instituto em seu gueto.”
Nestes dias, os participantes estudaram e refletiram sobre o tema: “Espiritualidade Redentorista como fundamento para a Missão e Ação do Consagrado” com assessoria de Pe. Eugênio Antônio Bisinoto, CsSRPadre Eugênio, aborda o tema partindo do conceito da espiritualidade de Santo Afonso, tendo como referencia o Amor de Deus, ao fazer menção do Livro: Prática do Amor a Jesus Cristo e a Sagrada Escritura (Jo 3, 16-17). Ele enfatiza também a necessidade dos Institutos voltarem-se ao estudo das origens começando pela formação inicial perpassando à permanente.



Após a reflexão, foi partilhada a organização dos trabalhos vocacionais de cada representante, na busca de uma contribuição mútua com as diversas formas de animação vocacional. A partir deste, foram traçadas novas propostas para o próximo encontro do grupo.

O encontro foi concluído com a participação do grupo na Celebração Eucarística, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. 





segunda-feira, 5 de março de 2012

O Martírio tem sentido? - Celebração dos Mártires 2012




Ir. Roseli participou no dia 25 de fevereiro, da Celebração dos/as Mártires, onde fizeram memória do sétimo ano do Martírio de Ir Dorothy Stang e de tantas pessoas que derramaram seu sangue na luta por justiça.


O evento aconteceu no colégio Marista Arquidiocesano em São Paulo. Organizado pela comissão de Justiça e Paz Irmã Dorothy e Vida Religosa Inserida – CRB-SP.
Os participantes rezaram sobre o Tema “O Martírio tem sentido?” e relembraram as violências que aconteceram já neste incicio de ano no estado de  são Paulo: A desocupação do bairro Pinheirinho – São José dos Campos-SP,  a desocupação da “cracolândia” de forma agressiva.





Ir Doroty Stang (1931-12/02/2005), religiosa norte-americana naturalizada brasileira. Percencia às irmãs de Nossa Senhora de Namur. Trabalhou nos movimentos sociais no Pará, em projetos de desenvolvimento sustentável, ganhando reconhecimento nacional e internacional. 

Pouco antes de ser assassinada, declarou: “Não vou fugir nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor, numa terra onde possam viver e produzir com dignidade, sem devastar.”  


Seminário: "A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo”


As irmãs que compõem o conselho provincial, participaram de 23 a 27 de fevereiro de 2012, do Seminário da Vida Religiosa Consagrada com o tema: “Vida Religiosa: A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” – Organizada pela CRB Nacional.

Cerca de 400 participantes de todo o Brasil, se destinaram ao Centro de Espiritualidade Inaciana – Itaici localizado na Vila Kostka em Indaiatuba (SP), para refletir e contemplar a partir da Iluminação Bíblica esta “loucura” iniciada por Cristo e continuada por tantos Religiosos, Religiosas e missionários pelo mundo.








As Irmãs Analita, Florinda e Ivoni, expressam como foi participar deste seminário.











Irmã Analita: “O seminário foi uma oportunidade de parar, refletir juntas o momento atual da Vida Religiosa apostólica. Foi possível redescobrir seu sentido, renovar horizontes e perceber que é possível seguir apostando por esta Vida Religiosa.”

Irmã Florinda: “Foi um momento de comunhão da Vida Religiosa, sobretudo no que se vive hoje, buscando respostas para os desafios da Vida comprometida com a missão nos dias atuais.”

Irmã Ivoni: "A nossa participação me deu um sentido de revitalização. De perceber a força que a Vida Religiosa tem. Parecemos tão frágeis... mas somos tão fortes! Cada palestra demonstrou o amor pela causa, a nossa sensibilidade e doação aos pequenos e aos mais empobrecidos. Vemos que nos lugares mais difíceis e longe, tem uma presença evangelizadora comprometida."



Notícias de Nazaré

Com o fim das férias e o feriado de carnaval, a comunidade Nazaré volta as suas atividades, como conta Irmã Beatriz a seguir:

"Tivemos na comunidade Nazaré duas aulas da Oficina da Memória, nos dias 9 e 19 de janeiro.

Participamos de uma reunião na sede da CRB, Regional do Rio de Janeiro. Atendendo a um apelo da Assembléia Regional que está organizando um Projeto de Formação Permanente com ênfase n@s religios@s de Terceira Idade. 


Constituiu-se uma equipe que vem refletindo sobre o tema. No dia 15 de fevereiro a Dra. Tania Guerreiro foi convidada a para apresentar a proposta da Oficina da Memória e conversarmos sobre o trabalho que, sob a sua coordenação, é desenvolvido em nossa comunidade.

Foi um primeiro contato, preparando o encontro que haverá no dia 18 de abril com as Superioras Provinciais e as coordenadoras de comunidade do Regional, quando a Dra Tania irá refletir e aprofundar sobre o tema do envelhecimento com suas possibilidades e desafios. 

Visitación, José Ramón, Ir. Josefina e Ir. Asunción



Na manhã do dia 18 a comunidade acolheu com muito carinho, a Ir. Josefina e à noite o seu sobrinho José Ramón e sua esposa Visitación, que chegaram da Espanha. Foram ver o desfile das Escolas de Samba e conhecer alguns pontos turísticos da cidade do Rio.




Desfile das escolas de samba
 do Rio de Janeiro

Ir Gergória, Ir. Beatriz, 
Paulinha e Ir. Stella




Paulinha, nossa postulante, que aproveitando uma visita ao Rio, deu-nos a alegria de tê-la entre nós. Foi uma visita muito rápida, porque à tarde regressava para BH, mas valeu!






Irmãs Terezinha, Maria, Stella, Ana, 
Asunción e a Jovem Morena








No dia 23 de fevereiro também recebemos a visita de Morena, uma jovem vocacionada, que veio nos conhecer e almoçou conosco.






Assim terminamos uma partilha rápida das atividades da comunidade Nazaré.


Um abraço cheio de carinho e desejamos que todas nós tenhamos uma Santa Quaresma!
Em nome das irmãs e das marias,
Ir. Bia."