Vocacional Oblata: Fevereiro 2012

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Hoje 28 de fevereiro, fazemos memória da morte de Madre Antonia - Fundadora das Irmãs Oblatas




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Trindade pequena ou grande mistério - por Evelyn

A postulante Evelyn Caroline, compartilha conosco a experiência de amor do Redentor em sua caminhada vocacional. Em um momento de oração pessoal, ela expressou poeticamente seus sentimentos.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Equipe de comunicação planeja atividades para 2012

Você sabia que temos uma equipe de comunicação?

Esta, visa dar visibilidade a missão Oblata, procurando mostrar um outro lado da prostituição. E também dar a conhecer este problema social junto à juventude e sociedade em geral.

A equipe de comunicação formada pelas irmãs Roseli, Beatriz, Sirley e os comunicadores Marlise e Cloves Costa,  se reuniram na semana passada (de 14 a 17/02) para concluir o planejamento e encaminhando as atividades e novidades para 2012.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ação de graças pelo aniversário de Ir Sirley

No último dia 11 de fevereiro, as Irmãs, comunidades e amigos comemoraram o dom da vida da Ir Sirley da Silva.

Em agradecimento, Ir Sirley escreveu uma carta e você poderá ler aqui no Blog Oblatas.


Queridas Irmãs e Amigas,

“A minha alma engrandece o Senhor, porque fez em mim maravilhas e meu Espírito se alegra em Deus meu Salvador”, porque ao longo desde ano, e presenteou-me todos os dias, cada segundo com tantas Presenças Amorosas.

Seu Amor, Sua Ternura é palpável minha vida.

Hoje, inicio mais um novo ano de graça. E re-começo junto a Fonte da Vida. Buscando e restaurando o brilho original de Deus em mim. E renovando o sentido da minha existência neste mundo.     

Por isso, no final desta tarde, celebrando a Eucaristia, agradeci a Deus por todos os presentes que recebi: o presente da Eucaristia, o presente da presença amiga e solidária de cada uma de vocês minhas queridas Irmãs de Congregação.  O presente da amizade e companheirismo das colegas de trabalho. O presente da vida que explode em nós a cada amanhecer. O presente da respiração, o presente ar que respiramos. O presente da chuva que cai às vezes forte, às vezes branda que vai fecundando a terra e o nosso coração. O presente do sol que nos aquece, dissipa novas trevas e nos ilumina. O presente do trabalho.  O presente da comunidade. O presente da Missão Carismática. O presente da alegria...

É com este coração agradecido, que me dirijo a cada uma das Irmãs e Amig@s aminha gratidão, pelas orações, mensagens e telefonemas. Que Deus abençoe a tod@s."

Com carinho Ir. Sirley OSR.

Rede de Religiosas contra o tráfico de pessoas

 Ir. Roseli que faz parte da coordenação da Rede Um grito pela vida (Rede de Religiosas contra o tráfico de pessoas), esteve na sede da CRB nacional em Brasília nos dias 9 e 10 de fevereiro, participando de uma reunião para planejar as atividades definidas durante a última assembléia nacional ocorrida em Goiânia em outubro 2011. 
De lá, foi a Goiânia, para visitar a jovem Samara Lima.



Visita ao Anchietanum


Anchietanum
Um dos propósitos para este novo ano no Serviço de Animação Vocacional, é fazer parcerias e conhecer lugares que desenvolvem ações com a juventude.

No dia 04 de fevereiro, irmã Roseli participou da Tarde de espiritualidade, no Anchietanum
(Centro de Juventude dos Padres e Irmãos da Companhia de Jesus – jesuítas).

O Espaço oferece aos jovens cursos, retiros, formações e outros momentos dentro da linha de espiritualidade inaciana, com uma equipe de irmãos e padres Jesuítas, Leigos, religiosas e outros colaboradores.

Conheça mais sobre o Anchietanum: http://www.anchietanum.com.br

Postulantes e Irmãs Oblatas participam da Missa dos Religiosos em BH


A arquidiocese de Belo Horizonte celebrou no dia 03 de fevereiro a abertura das atividades da Vida Religiosa da CRB Regional de MG e o dia de São Brás, na Igreja de São José. Presidida pelo bispo Dom Walmor, a missa da Eucaristia pela Vida Religiosa, foi muito significativa. Em sua homilia, o celebrante falou sobre a obediência amorosa, agradecendo a Deus a presença da Vida Religiosa no mundo, enfatizando de maneira especial a impotância d@S religios@s no estado de Minas Gerais.

As postulantes (Ana Paula, Evelyn, Luiza e Priscilla) e Irmãs Oblatas de Belo Horizonte, juntamente com Ir. Analita de São Paulo, que está em visita , participaram e nos contam mais um pouco sobre este momento.


Postulantes Luiza e Priscilla

“Luiza e eu (Priscilla) participamos do ofertório com um gesto de lançar sementes de trigo na assembléia. Enquanto jogávamos as sementes de trigo, as pessoas estendiam a mão para pegar. Foi emocionante ver as mãos do povo estendidas, recolhendo a oferta.
Esta celebração também foi um momento de reencontros, pois tínhamos acabado de voltar de férias. Rever aquel@s que estiveram conosco no decorrer do ano anterior, foi muito gratificante”. 
(Priscilla Fernandes)



Ir. Analita 
Logo que cheguei a BH, tive a oportunidade de participar na Igreja São José, da celebração da Eucaristia pela Vida Religiosa e a abertura das atividades da CRB Regional. Foi uma graça, um momento de esperança! Na homilia, foi lembrada e reconhecida à missão, serviço e entrega generosa de cada religios@ aos mais empobrecidos.

A ação de graças foi transformada em súplica ao Senhor, para que o grande número de religiosas (os) jovens e vocacionadas (os) que estiveram presente, possam desde a formação responder ao chamado, e com o compromisso de dar continuidade a riqueza da missão, carisma e espiritualidade  recebida de cada Congregação. O seguimento a Jesus  só  é possível e só terá sentido quando existe no coração da seguidor@r o amor generoso e incondicional ao Pai e em favor dos irmãos. Deu-me alegria, e renovou minha esperança ao ver a força da juventude na VR de Minas, e também ver que entre elas estavam as formandas Oblatas que ajudaram e  participaram.” 

Novidades no SAV Oblatas

Paula e Ir Roseli

Depois de um merecido descanso, Paula e ir Roseli retornaram ao trabalho no Serviço de Animação Vocacional (SAV). Dedicaram a primeira semana para organizar, planejar e encaminhar as atividades deste ano. Após a avaliação feita no final de 2011, a equipe vem com novidades para incrementar o acompanhamento com as jovens e a comunicação com as irmãs. 

Aproveitando o avanço e a popularidade da internet, serão implementadas tardes de oração virtual e o uso do MSN, enriquecendo assim, as atividades que já vem sendo desenvolvidas através dos contatos por carta, telefone, participações em semanas vocacionais, e nas visitas que são feitas às jovens e suas famílias. Lembrando também, as propagandas vocacionais veiculadas nas emissoras de rádio e revistas católicas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Conheça o SAV Oblatas

A Animação Vocacional Oblata é um serviço para a jovem que quer discernir seu projeto de vida, através do qual realizará sua missão no mundo e contribuirá na transformação da sociedade.

Os nossos objetivos são:
- Despertar @s jovens para a vocação humana, cristã e eclesial;
- Discernir os sinais indicadores do chamado de Deus;
- Cultivar as sementes de vocação -

Acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.


Nossa equipe é formada por religiosas e leigas, que acreditam que somos seres em constante mudança e que devemos nos tornar protagonistas de nossa própria história, sendo responsáveis por nossas ações. Para nós, cada pessoa é chamada a fazer história e colaborar na construção de uma sociedade mais justa, solidária, pluralista e sustentável, em conformidade com o sonho do Reino de Deus.


Animadas pela vida e testemunho de Jesus Redentor e pelo Projeto do Reino, nos dispomos a acompanhar a jovem durante a caminhada de crescimento pessoal, social e religioso, orientando-a para que, tendo consciência de seu processo de vida, possa concretizar uma opção vocacional e decidir-se pelo estado de vida consagrada à Deus.





sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

142 anos de Entrega, Dedicação e Amor - Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor

O Blog Oblatas volta as suas atividades!


E começa comemorando um dia muito especial para todas as Irmãs Oblatas - a Fundação da Congregação.
Antonia se consagra a Deus, assumindo o nome de Irmã Antonia Maria da Misericórdia. Nascendo uma nova família religiosa na Igreja -  a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor.

Clique na imagem para ver em tamanho original