terça-feira, 18 de setembro de 2012

Grito dos excluídos e excluídas 2012


No feriado do dia 7 de setembro o povo brasileiro celebra o Dia da Pátria e também o “Grito dos Excluídos”, uma manifestação popular que acontece em todas as capitais brasileiras, um espaço livre onde todos podem participar, pedindo a atenção dos cidadãos para todas as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. 

E neste 18º ano, o Grito dos Excluídos teve como tema: "Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!".

Na capital mineira as Irmãs, postulantes e leigos da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte, fizeram presente seu grito pelas mulheres excluídas e marginalizadas.

Ana Paula postulante da Comunidade Samaritana nos conta sobre a experiência neste evento.

 “Estivemos presente como vida religiosa,  casa de formação e projeto pastoral em mais esse evento.

Não era apenas uma manifestação, mas a união de vários gritos. Não gritamos por, mas com. O grito da Mulher se uniu ao grito de quem deseja moradia, educação, saúde publica de qualidade, segurança e outras coisas mais.

Pessoas que trazem em si as marcas de um sistema de exclusão, irmãos e irmãs que estão à margem e foram esquecidos e abandonados seguem vivenciando a dor de um capitalismo desumano”.


Nenhum comentário: