terça-feira, 31 de julho de 2012

Partilha do Encontro Vocacional - Por Ir. Roseli e Ir. Manuela

De 20 a 22 de julho realizamos mais um Encontro Vocacional, na comunidade Nazaré –Rio de Janeiro. Este contou com a contribuição de Ir. Manuela Rodriguez Pineres,  junto com a dedicação e apoio das Irmãs, Marias e funcionárias da comunidade.

Participaram Gisele, Letícia e Samara. Ficamos muito unidas a Martha Cristina, que estava acompanhando sua mãe que se encontrava internada por uma pneumonia, e Ana Carolina Tavares, que se encontrava com gripe e febre e por isto não puderam participar.

Iniciamos na sexta feira à noite com um momento orante que introduziu o tema, através de um mantra e um vídeo que convidava a uma busca ao encontro da Fonte. No sábado após o café e a oração da manhã, começamos com uma animada dinâmica de integração, onde depois de um tempo de dançar diversos ritmos brasileiros, partilhamos diversos aspectos e coisas que nos que nos possibilitaram conhecermos um pouco.


Prosseguimos com a memória do encontro anterior, passando pelo coração as ressonâncias do caminho trilhado, e em seguida partilhamos o objetivo deste encontro: aprofundar o processo de crescimento humano e vocacional, dar a conhecer a vida de Madre Antonia, como uma referência de busca e seguimento do Projeto do Reino. Promover a convivência, troca de experiências com outras jovens na mesma caminhada e a partilha com irmãs que já fizeram uma opção de vida.

       

Em seguida foram convidadas, a fazer a sua linha do tempo vocacional, em clima de oração percebendo o passo de Deus na vida delas, e recordando datas e acontecimentos importantes, agradecendo as coisas bonitas do caminho e aprendendo com as coisas mais difíceis. Após um bom tempo de reflexão pessoal, fizemos a partilha das vivências. Continuamos aprofundando o sentido da busca que cada uma traz, e iluminamos com o Vídeo - Além das Ilusões, seguido de um momento de Oração e Reflexão pessoal. Finalizamos a caminhada do dia vendo o clique The Potter  e modelando algo que simbolizou o momento vocacional de cada uma.


     
Também houve espaço para a Convivência e lazer com as Irmãs da comunidade. Finalizamos o dia de sábado com um gostoso recreio comunitário, à base de piadas, recordações de histórias vivenciadas pelas Irmãs e recheado com uma saborosa canjica.

                

        
No domingo, após a participação da Missa na Capela dos Anciãos, adentramo-nos pelas pegadas de Antônia, que suscitou perguntas, curiosidades nas jovens sobre a caminhada vocacional de nossa Fundadora e foi seguido de um trabalho grupal onde se questionaram se consideram a vida de Antônia de Oviedo e Shonthal próxima de sua vida, em quais aspectos? Com qual fase do caminho de Antônia você se sente mais identificada? O que mais lhe chamou atenção? Por quê?

Se você se encontrar com uma pessoa muito amiga o que repassaria para ela depois deste contato com o caminho de Antônia? (Expressar de uma maneira criativa: frase, poesia, desenho, mensagem para o facebock, blog ou e-mail).

      Após delicioso almoço com as Irmãs e as Marias, quase findando o Encontro, teve lugar a avaliação e a projeção do próximo para os dias 4 e 5 de Outubro.  


Na Capela concluímos com um momento onde rezamos o poema “Entranhas de redenção: a história passa...mais os passos permanecem”, de Ir. Marilda, e cada uma recebeu como símbolo do encontro – um potinho de barro vazio – com a frase de Madre Antonia “Nele tenho tudo,Ele enche meu coração.”



              



Queremos agradecer mais uma vez as Irmãs, Marias e funcionárias da comunidade Nazaré, assim como também A Ir. Manuela, da Comunidade do Perpetuo Socorro, à Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe pela participação virtual das Irmãs e Postulantes, e  às irmãs que nos enviaram mensagens durante o encontro.

Irmãs. Roseli Consoli e Manuela Piñeres.

Nenhum comentário: