Vocacional Oblata: Outubro 2011

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Seminário de Animação Vocacional - RJ

Ir. Maria Beatriz e Ir. Roseli participaram  no dia 10 de setembro do II seminário de Animação Vocacional com o tema: "Itinerário Vocacional", com a Assessoria de Dr. José Lisboa, promovido pelo GRAVO do Regional da CRB do Rio de Janeiro.

Foi refletida a questão do markenting na divulgação vocacional e os  alicerces para um bom  serviço vocacional: organização, motivação e planejamento. Também foi ressaltado a  importância de leigos na  equipe vocacional. Nós Oblatas, que contamos com a valiosa contribuição de Paula Araujo, confirmamos isto na prática.
Irmãs Roseli e Beatriz e Dr. José Lisboa




Aproveitando a ida de Irmã Roseli a comunidade Nazaré no Rio, recebemos a visita da jovem Gislene Cardoso e sua mãe Solange. Passamos uma descontraída e agradável tarde.

Irmãs da Comunidade Nazaré RJ. Ir Roseli Dona Solange e Gislene

Recepção da Cruz e do Icone de Nossa Senhora da JMJ

No último dia 18 de setembro aconteceu o evento BOTE FÉ para acolher a Cruz e o ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude em São Paulo, Iniciando os preparativos a JMJ de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Foram mais de 100 mil pessoas, dentre jovens, adultos, famílias inteiras que chegaram cedo para participar das apresentações e a chegada dos ícones; E a Pastoral Vocacional Oblata/SAV não poderia deixar de ir. Paula Araujo, marcou presença no evento e comenta:


"Foi emocionante presenciar e sentir a energia da juventude Católica que está bem viva! Cresci na juventude do Papa João Paulo II, creio que muitos que estavam lá  se emocionaram e recordaram a história e missão que João Paulo II deixou para nós."   


Cruz no palco do Bote Fé
Jovens: Adriana Almeida (Leiga), Paula Araujo
(Leiga PJVOblatas) e Irmã Andreia Luana, JMJ

Na segunda feira dia 19 de setembro, Ir. Florinda e Ir. Roseli do SAV, participaram na missa na Catedral da Sé, onde os símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, após a celebração foram levados em procissão pelo Centro da Cidade.

No trajeto foram realizadas diversas paradas: no Pátio do Colégio, no Mosteiro de São Bento, mas a grande emoção foi entrar e rezar com os moradores da Favela do Moinho e seguir com a Cruz para uma das regiões mais precárias da cidade, a chamada Cracolândia, onde também teve um momento de oração com as pessoas que ali transitavam.

Cruz e Icone de Nsa Sra na Catedral da Sé
E eram muitos, e nos impressionou a que ponto chega a deterioração humana pelas drogas.”- comenta Ir. Roseli.
“A peregrinação da cruz pelas ruas da cidade de São Paulo é um sinal de compromisso da Igreja para com os que sofrem. É a cruz indo ao encontro dos crucificados, é a vida indo ao encontro da morte. É o amor indo ao encontro da dor.” – disse Padre Julio Lancellotti durante a caminhada.  


Irmãs Roseli e Florinda durante procissão